Blumenau amplia validade das receitas de medicamentos contínuos após aumento de casos de Covid-19
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) determinou nesta segunda-feira, 31, a ampliação do prazo de validade das receitas fornecidas pelos médicos das unidades de saúde de Blumenau.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
O objetivo é diminuir a necessidade de consultas a pacientes que utilizam esses medicamentos para obtenção de receitas, enquanto houver aumento do número de casos de Covid-19. Por exemplo: aqueles usuários que tiveram receitas emitidas em 12 de julho de 2021, com validade até 12 de janeiro de 2022, excepcionalmente, terão receita válida até o dia 12 de julho deste ano.
Segundo informações da Prefeitura de Blumenau, a ampliação de prazo se aplica também aos medicamentos distribuídos por meio do Programa Farmácia Popular do Governo Federal. Ainda segundo a nota conjunta, Notificações de Receita, Receituários de Controle Especial e receituários de antibióticos continuam com os mesmos prazos de validade, conforme disposto na Portaria Federal nº 344/98/MS e Portaria Federal nº06/99/MS, e há necessidade de consulta e prescrição médica para a retirada.
Foto: Marcelo Martins