DestaquesPolítica

Blumenau carece de UPA 24 horas, afirma vereador Adriano Pereira

Na Sessão Ordinária o da Câmara Municipal desta terça-feira (12), o vereador Adriano Pereira (PT), de Blumenau, expressou seu descontentamento com a ausência de UPAs 24 horas na cidade, questionando a viabilidade da instalação dessas unidades de pronto atendimento (UPAs). Para o vereador, é inadmissível que uma cidade do porte de Blumenau, a terceira maior cidade de Santa Catarina, ainda não possua uma UPA funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. “É inaceitável que a terceira maior cidade de Santa Catarina não tenha uma UPA 24 horas”, afirmou, reforçando a necessidade de avançar na infraestrutura de saúde da cidade.

Adriano apontou que várias cidades de Santa Catarina já possuem esse tipo de serviço e questionou se são essas cidades que estão equivocadas por oferecerem atendimento 24 horas, ou se é Blumenau que, ainda, não conseguiu implementar tal estrutura. O vereador destacou que a cidade de Blumenau está em atraso quando se trata de oferecer serviços de saúde adequados à sua população, especialmente no que diz respeito a unidades de pronto atendimento.

O vereador ressaltou que a implementação das UPAs 24 horas não apenas atenderia melhor à população, mas também ajudaria a aliviar a sobrecarga das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a desafogar os hospitais, permitindo que os pacientes com situações de urgência fossem atendidos de maneira mais ágil e eficiente. “Blumenau é uma cidade grande, com muitos problemas relacionados à saúde pública, e a instalação de UPAs 24 horas é uma medida que não pode mais ser adiada. Nossa cidade precisa de uma estrutura que atenda a todos os cidadãos, sem que haja a sobrecarga nos serviços já existentes”, declarou Adriano.

O requerimento apresentado pelo vereador sobre a necessidade urgente de UPAs 24 horas foi aprovado com 13 votos favoráveis, o que demonstra o apoio de muitos colegas à ideia. O próximo passo será pressionar as autoridades competentes e o Executivo para que a instalação das unidades seja realmente considerada e implementada, a fim de melhorar a saúde pública em Blumenau.

Foto: Divulgação / CMB

error: Conteúdo Protegido !!