DestaquesEsportesPrefeitura Municipal de Blumenau

Blumenau conquista 47 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024 em São Paulo 

Os atletas do Paradesporto Escolar de Blumenau brilharam nas Paralimpíadas Escolares 2024, realizadas entre os dias 26 e 29 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. A cidade conquistou um total de 47 medalhas, sendo 19 de ouro, 18 de prata e 10 de bronze, em uma competição que é a maior do mundo para crianças e adolescentes com deficiência. 

Blumenau contou com a participação de 53 paratletas, que disputaram modalidades como atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa, futebol PC e vôlei sentado. O destaque foi para os atletas da natação, com 25 medalhas conquistadas, das quais 14 foram de ouro, 8 de prata e 3 de bronze. Os principais nomes da equipe foram Joshua Soares Almeida, Nicolly Maia Martins e Maria Eduarda de Souza, que brilharam com várias medalhas de ouro. 

No atletismo, Blumenau conquistou 13 medalhas, sendo 4 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze, com destaque para Camile Barbieri e Luís Fernando da Silva, que quebraram recordes da competição. Além disso, a cidade obteve 7 medalhas no tênis de mesa e 2 na bocha paralímpica. 

O resultado de Blumenau, que representou Santa Catarina, contribuiu para que o estado ficasse com a segunda colocação geral, com 315 pontos, atrás de São Paulo, que somou 646 pontos. Minas Gerais completou o pódio com 293 pontos. Para o prefeito Mário Hildebrandt, os resultados evidenciam o sucesso do Programa Paradesporto Escolar, que promove a inclusão e oferece oportunidades aos jovens com deficiência. 

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar ressaltou a importância do esporte como ferramenta de autonomia e elevação da autoestima para as pessoas com deficiência. O secretário de Educação, Alexandre Matias, também expressou seu orgulho, destacando a dedicação não apenas dos atletas, mas também de professores e pais que auxiliam os estudantes em sua preparação. 

A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte, reunindo mais de 2 mil atletas de todo o Brasil. A secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Gisele Chirolli, destacou a importância dos investimentos em inclusão para os resultados alcançados por Blumenau. 

Foto: Prefeitura Municipal de Blumenau / Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!