Blumenau conquista 47 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024 em São Paulo
Os atletas do Paradesporto Escolar de Blumenau brilharam nas Paralimpíadas Escolares 2024, realizadas entre os dias 26 e 29 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. A cidade conquistou um total de 47 medalhas, sendo 19 de ouro, 18 de prata e 10 de bronze, em uma competição que é a maior do mundo para crianças e adolescentes com deficiência.
Blumenau contou com a participação de 53 paratletas, que disputaram modalidades como atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa, futebol PC e vôlei sentado. O destaque foi para os atletas da natação, com 25 medalhas conquistadas, das quais 14 foram de ouro, 8 de prata e 3 de bronze. Os principais nomes da equipe foram Joshua Soares Almeida, Nicolly Maia Martins e Maria Eduarda de Souza, que brilharam com várias medalhas de ouro.
No atletismo, Blumenau conquistou 13 medalhas, sendo 4 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze, com destaque para Camile Barbieri e Luís Fernando da Silva, que quebraram recordes da competição. Além disso, a cidade obteve 7 medalhas no tênis de mesa e 2 na bocha paralímpica.
O resultado de Blumenau, que representou Santa Catarina, contribuiu para que o estado ficasse com a segunda colocação geral, com 315 pontos, atrás de São Paulo, que somou 646 pontos. Minas Gerais completou o pódio com 293 pontos. Para o prefeito Mário Hildebrandt, os resultados evidenciam o sucesso do Programa Paradesporto Escolar, que promove a inclusão e oferece oportunidades aos jovens com deficiência.
A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar ressaltou a importância do esporte como ferramenta de autonomia e elevação da autoestima para as pessoas com deficiência. O secretário de Educação, Alexandre Matias, também expressou seu orgulho, destacando a dedicação não apenas dos atletas, mas também de professores e pais que auxiliam os estudantes em sua preparação.
A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte, reunindo mais de 2 mil atletas de todo o Brasil. A secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Gisele Chirolli, destacou a importância dos investimentos em inclusão para os resultados alcançados por Blumenau.
Foto: Prefeitura Municipal de Blumenau / Divulgação