Blumenau decreta Estado de Alerta devido ao comprometimento no abastecimento de água
Foi na manhã desta segunda-feira (16) que a prefeita em exercício Maria Regina Soar assinou um decreto que determina o Estado de Alerta no município de Blumenau devido ao comprometimento no abastecimento de água em virtude da alta turbidez do Rio Itajaí-açu. O decrero 14.279, de 16 de janeiro de 2023, pode ser conferido na íntegra através deste link. Mas, basicamente, trata sobre desperdício de água ao lavar carros, calçadas, muros, telhados e demais atividades que acarretem o uso excessivo da mesma.
O decreto ainda traz que fica por responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fiscalizar residências com alto índice de consumo. O fiscal poderá fazer três notificações ao morador, sendo que a última pode acarretar em desligamento do abastecimento de água no local. Para religar, o morador, precisará pagar uma taxa e mais uma multa.
A assinatura do decreto se dá bem na transmissão do cargo de prefeita para a vice Maria Regina Soar, já que Mário Hildebrandt entrará em período de férias.
O intuito da prefeitura e do Samae é conscientizar sobre a importância de economizar água, ainda mais no período de chuvas excessivas do verão, onde há muita turbidez no Rio Itajaí-açu, o que dificulta o tratamento e distribuição da mesma para a população do município. Leia o documento na íntegra (caso não consiga visualizar basta acessar o site www.samae.com.br – clicar em Download – e selecionar o decreto nº 14.279, Estado de Alerta).
Confira o que dizem o prefeito Mário Hildebrandt e a prefeita em exercício Maria Regina Soar ao Mesorregional:
Foto: Wellington Civiero/Mesorregional.