Blumenau implementa programa “Educação para o Trânsito” nas escolas, anteprojeto de lei do vereador Cezar Campesatto
O programa tem como objetivo principal inserir a educação para o trânsito de maneira contínua na rotina escolar, promovendo a conscientização dos estudantes de forma recorrente. Professores serão capacitados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para desenvolver atividades quinzenais com alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.
Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (PL), “A consciência da responsabilidade que cada um de nós tem no trânsito começa desde cedo. As crianças são pedestres, são ciclistas e, portanto, também fazem parte do trânsito da cidade. Ao aprender desde cedo a ter um comportamento seguro, se tornarão futuros motoristas também mais conscientes. Além de que a criança leva pra casa o que aprende, ajudando a conscientizar toda a família.”
Após a sanção da lei – que teve coo partida o anteprojeto do vereador Cezar Campesatto (PL) – a SMTT planeja iniciar a implementação do programa ainda neste mês de março. A Escola Pública de Trânsito e a Guarda Municipal de Trânsito serão responsáveis pela capacitação dos professores, e cada criança receberá um kit de apostilas para a realização das atividades. A proposta é que, a cada semestre, as turmas apresentem trabalhos abordando temas relacionados à segurança no trânsito para toda a escola.
Campesatto comenta que sua iniciativa foi proposta porque “O Brasil é o terceiro país com maior número de óbitos por acidente de trânsito, e Blumenau também tem acidentes de trânsito todos os dias, e infelizmente alguns resultam em óbitos. Então esse trabalho trabalha pensando no futuro, já que as crianças de hoje, logo se tornam adolescentes e adultos, se tornando motoristas.”
“Esse trabalho de prevenção é muito importante, por que o acidente com vítima envolve uma cadeia de agências, principalmente de saúde pública. Hoje uma boa parte do serviço de saúde é tomado por conta dos acidentes de trânsito, como Bombeiros, SAMU, hospitais, pronto socorros, então se diminuírem os acidentes de trânsito, vai dar vazão no atendimento de outras situações de saúde, diminuindo o tempo de espera de outras situações, por exemplo.” frisou o vereador.