Blumenau implementa sistema integrado para agilizar abertura de empresas
Na última terça-feira (19), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), lançou o novo processo de consulta de viabilidade e cadastro municipal para registro de empresas. A solenidade ocorreu no Centro de Inovação, reunindo contadores e empreendedores.
A novidade foi viabilizada pelo programa Simplifica SC, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), e inclui a adesão ao SC Bem Mais Simples, iniciativas que integram e automatizam os sistemas de registro empresarial. O resultado é a redução do tempo necessário para regularizar empresas ou abrir novos negócios, de cerca de 36 horas para minutos, promovendo a plena implementação da Lei de Liberdade Econômica.
“O avanço coloca Blumenau na vanguarda do fomento ao empreendedorismo, facilitando os processos e atraindo novos investimentos”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.
A ação é fruto da parceria entre o município e a Jucesc, com apoio do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que prioriza a desburocratização. Além da abertura de empresas, o sistema contempla alterações cadastrais e encerramentos, além de dispensar alvarás para empresas de baixo risco, conforme previsto pela Lei de Liberdade Econômica, acelerando ainda mais os trâmites.
O encontro contou com a presença do Sescon Blumenau, destacando o impacto positivo da inovação para contadores e empresários da cidade.
Foto: Carolina Fischer/Mesorregional