Blumenau investe na inclusão com o objetivo de promover qualidade de vida
Com o objetivo de tornar Blumenau cada vez mais inclusiva, sob todos os aspectos, há um ano foi instalada a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). A diretora de Políticas e Programas de Inclusão e Acessibilidade, Bruna Daniel, enfatiza que a inclusão é um fator crucial para o desenvolvimento, inclusive econômico, dos municípios e a melhor forma de atingir isso é desenvolvendo programas e projetos para as áreas de saúde e educação que garantam os direitos das pessoas com deficiência.
Nesse um ano de atuação, a Secretaria já desenvolveu diversos projetos com esse intuito. No ano passado, ocorreram capacitações com servidores públicos de diversas áreas e prestadores de serviços com orientações sobre o acolhimento das pessoas com deficiência, no sentido de ultrapassar barreiras de comunicação: arquitetônicas, combate ao capacitismo e, a mais difícil de ser vencida: a barreira atitudinal. “Estão ainda previstas muitas ações neste sentido no decorrer do ano em diversos setores da sociedade”, conta Bruna.
Comitês municipais foram formados com representações de várias secretarias, juntando esforços para efetivar políticas públicas, podendo ser citados o formado entre secretarias de Saúde, Educação e SEIDEP, com foco em ações às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a parceria entre secretarias do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e SEIDEP, chegando à criação da Lei Municipal “MEI Para Todos” para o setor de empreendedorismo. Além disso, há também encaminhamentos para o mundo do trabalho priorizando a qualificação do candidato ao emprego (formação em informática, entrevista, desenvolvimento do currículo, etc), bem como sensibilizando o empregador.
Bruna explica que a Secretaria tem desenvolvido ações voltadas para os estabelecimentos municipais. Porém, existe para ajudar em âmbito geral. Pode ser problema de acessibilidade, que as pessoas queiram dar sugestões ou fazer reclamações, escolas que não estejam querendo matricular as crianças com transtorno de espectro autista, independente se é municipal, estadual ou particular, etc. Basta entrar em contato com a equipe.
SECRETARIA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PARADESPORTO (SEIDEP)
Informações pelos seguintes canais: 47 99952-2735 (whats e telefone), das 8 às 12h, e das 13h30min às 17h30min.
Instagram: @seidepblumenau
Imagem: Reprodução