Blumenau perde Ivo Hadlich, ex-vereador, defensor incansável dos animais
A cidade de Blumenau perdeu hoje (25) um de seus grandes defensores dos animais, Ivo Hadlich, fundador das ONGs Focinho Feliz e Aprablu e escritor. Com mais de 30 anos dedicados à causa animal, Ivo enfrentou desafios e contribuiu significativamente para conscientização da população.
Mesmo em um cenário onde a conscientização ainda carece de avanços, Ivo testemunhou uma mudança significativa ao longo dos anos. Com a disseminação da informação através da internet e mídias sociais, as pessoas tornaram-se mais conscientes, e a sociedade agora desempenha um papel ativo na construção e divulgação de conteúdo.
Ivo Hadlich, vereador eleito em 1982, foi pioneiro na discussão sobre a proteção animal na época em que o assunto era muitas vezes ridicularizado. Seu trabalho como vereador foi marcado pela luta contra o uso de animais em espetáculos circenses, uma prática que ele conhecia bem, tendo trabalhado no circo anteriormente. Ele denunciou as condições deploráveis em que esses animais eram mantidos, incluindo fome e sede.
Como presidente da Câmara dos Vereadores, Ivo combateu a “farra do boi”, uma prática cruel no litoral catarinense. Enfrentando resistência e até agressões físicas, ele buscou provar que era um problema estadual, não limitado a regiões isoladas. Suas ações, no entanto, não foram sem custos políticos, e Ivo relatou a perda de votos de eleitores que não compreendiam ou apoiavam sua defesa pelos animais.
Causa do óbito
Ivo faleceu por volta das 9h, por conta de uma queda na sua própria residência, quando foi tratar seus pássaros e acabou escorregando e batendo com a cabeça, o que acabou resultando em traumatismo craniano. O Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram até o local, mas não houve o que ser feito para salvar a vida de Ivo.
Blumenau se despede de um defensor incansável dos animais. Seu legado permanecerá como um exemplo de coragem e dedicação à causa. Em breve atualizaremos as informações sobre onde ocorrerão as últimas homenagens a ele, assim como dados do local e horário do sepultamento.
Foto: Reprodução / Redes Sociais