Blumenau recebe 2º Festival Nacional de Teatro de Animação de 20 a 23 de março
O 2º Festival Nacional de Teatro de Animação (Animagia) é uma realização do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau. Durante os quatro dias do evento serão apresentados cinco espetáculos em um total de 11 sessões gratuitas. Paralelo ao festival também serão realizados o 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau e a Exposição de Bonecos Sérgio Tastaldi. A programação abre com a comemoração dos 20 anos do Inarti, no dia 20 de março, na sala Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura e segue até domingo com apresentações em escolas e no auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes.
O 2º Animagia apresenta os espetáculos Kasperl e a Cerveja do Papa, e O Incrível Ladrão de Calcinhas, ambos da Trip de Teatro de Rio do Sul/SC; Sonhatório, da Cia Truks, de São Paulo/SP; Alice no País das Maravilhas, da Essaé Cia., de Joinville/SC; O Chinês e o Dragão, da Cia. CórtexArte, de Curitiba/PR; e Brincando com Lixo, de Beto Malabares, de Gaspar/SC, que será levado a escolas de Blumenau. O público interessado em assistir as peças pode conferir a sinopse, a indicação de idade e o local do espetáculo na página inarti.org.br.
O 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau começa no dia 21, na sala Carlos Jardim. O tema deste primeiro seminário é O Teatro de Formas Animadas. Na abertura, o palestrante Valmor Níni Beltrame apresenta As Transformações no Teatro de Animação Brasileiro, com coordenação de Osvaldo Gabrieli; à tarde, Sandra Vargas apresenta o tema Teatro de Objetos: vertente contemporânea do teatro de animação? A coordenação é de Valmor Níni Beltrame. No dia 22 o seminário segue com a palestra Desafios para o Teatro de Animação Brasileiro, com Nina Vogel e Osvaldo Gabrieli.
A Exposição de Bonecos Sérgio Tastaldi da Essaé Cia. de Joinville/SC, será no Mausoléu Dr. Blumenau entre 21 e 23 de março, das 10 horas até as 16h30, com visitas monitoradas. A exposição oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo. “A exposição é também para a criança que existe em todos nós”, brinca Sérgio Tastaldi, que coloca na exposição sua experiência de mais de 30 anos criando bonecos e espetáculos teatrais. O acesso é livre e gratuito para todos os públicos. Para turmas de escolas é necessário fazer agendamento.