DestaquesSaúde

Blumenau registra seis casos de febre amarela

A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) já registra seis casos de febre amarela no município, sendo a Itoupava Central o bairro que contabiliza 50% dos casos. A primeira confirmação da doença em Blumenau foi registrada no dia 12 de fevereiro e todos os contágios são de homens sem histórico de vacina.

O primeiro caso deste ano foi de um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central. O segundo e o terceiro foram confirmados laboratorialmente no final do mês de março. São moradores dos bairros Itoupava Central e Passo Manso, um de 31 anos e o outro de 37. O quarto paciente com diagnostico de febre amarela é um homem, de 18 anos, morador do bairro Passo Manso. O quinto é um homem de 59 anos, morador do bairro Itoupavazinha e o sexto é um homem de 43 anos, da Itoupava Central.

Este ano, foram registradas 111 notificações de epizootias – quando é feita a coleta e análise de um macaco encontrado morto para saber se a morte do animal está relacionada com a doença. Destas, 22 deram resultado positivo para febre amarela. Os casos ocorreram nos bairros Vila Itoupava, Itoupava Central, Itoupavazinha, Fidélis, Passo Manso e Velha Central. A Vigilância Epidemiológica ainda aguarda resultado de outras coletas realizadas no bairro Salto Weissbach, Salto do Norte, Testo Salto e Badenfurt.

Vacina é melhor forma de prevenção

Até esta terça-feira (28), as equipes da Semus já haviam imunizado 31.651 pessoas contra a febre amarela. Por ser considerada área de transmissão ativa, a vacinação não foi suspensa durante a pandemia e segue sendo realizada ao longo do ano nas salas de vacina do município.

A vacina da febre amarela é indicada para pessoas de nove meses a 59 anos de idade, e no novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

Em 2019 foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018, quando 53.411 pessoas foram vacinadas.


Foto: Divulgação / PMB

error: Conteúdo Protegido !!