Blumenau sedia evento direcionado a empresários para discutir perspectivas econômicas e ESG
No dia 03 de outubro Blumenau vai receber um evento exclusivo dedicado a discussões sobre economia e ESG. O Meeting “Economia em Debate: Empresas fortes constroem o futuro” tem como objetivo elevar as discussões sobre as perspectivas econômicas e impactos da Reforma Tributária e das políticas de ESG para as empresas.
O debate será dividido em duas partes:
A primeira será o Talk Economia: Perspectivas Econômico – Financeiras e a Reforma Tributária para as Empresas, que abordará a implementação de medidas econômicas para restaurar a confiança dos investidores, promover o crescimento sustentável e estimular a criação de empregos. Esse processo abrange a revitalização de setores-chave, o estímulo à inovação e ao empreendedorismo, o fortalecimento do setor produtivo, comercial e de serviços.
A segunda parte contará com Talk ESG: Desmistificando o ESG e seus impactos nos negócios. Economia, tecnologia e sustentabilidade andam de mãos dadas. Neste talk, os debatedores vão explorar como as mais recentes tendências e inovações estão moldando o futuro do planeta e os benefícios para as empresas e a sociedade.
Um dos destaques entre os debatedores é o conselheiro da Fiesp e economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala. Durante a explanação, Gala abordará a boa perspectiva para a economia brasileira a partir do corte de juros, convergência de inflação e crescimento acelerado, além de falar das oportunidades econômicas para Santa Catarina. “Na minha opinião, Santa Catarina é o Estado mais bem posicionado para se beneficiar da transição limpa de energias renováveis, transição climática e energética. É berço de empresas de inovação verde no Brasil, não somente um polo industrial. Santa Catarina tem também centenas de empresas do tecido industrial que estão trabalhando na transição climática e energética, tema de grande discussão no mundo”, afirma. Além dele, estarão reunidos no debate sobre Economia o CEO da Haco, Alberto Lowndes, o sócio e head de Capital Advisory da KPMG no Brasil, Alan Riddell, e a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante. O mediador será Marcello Stewers, CEO da Black Sky.
No Talk ESG participarão o fundador da Renature, Felipe Vilella, a diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie Brasil, Luiana Nabarrete, a head Têxtil Moda da Fiesc e gestora da Fundação Hermann Hering, Amélia Malheiros, e a mestra em Direito Constitucional e conselheira independente Mara Denise Poffo Wilhelm. A mediação será feita pela presidente do Lide Mulher/SC, Larissa Linhares. A importância de se discutir esse tema, segundo Amélia Malheiros, é que o grande desafio deste século reside na busca do equilíbrio no uso dos recursos do planeta. “Na área ambiental, o desenvolvimento de tecnologias para produzir com menor impacto prometem muito. Mas, estamos longe de soluções definitivas. A circularidade como modelo de produção responde em parte essa complicada equação. No âmbito social, os desafios são igualmente grandiosos. Convivemos com três gerações no mercado de trabalho e cada qual apresenta drivers e desafios específicos. Assim, o tripé ESG tornou-se agenda obrigatória em todas as esferas da sociedade. Cada um de nós, empresas, colaboradores e consumidores temos que compreender e agir buscando soluções que permitam a nós e as futuras gerações o acesso à vida saudável neste planeta”, aponta.
A curadora do evento, Mara Poffo Wilhelm, representante da Contax Contabilidade, explica que a iniciativa busca compartilhar ideias e perspectivas empresariais, fornecer informações e promover discussões sobre a situação econômica do país e as reformas tributárias em pauta, além de oferecer uma perspectiva moderna sobre a ESG (Ambiental, Social e Governança). Esta é a quinta edição do Meeting. Em 2022, o evento reuniu 250 empresários em Blumenau.