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Blumenau tem média de 2 mortos no trânsito por mês

O assunto continua sendo morte no trânsito já que os números não é aceitável e que o Brasil tem uma das mais ruins estatísticas do mundo quando o assunto é esse. Somente este ano Blumenau já registrou 25 óbitos por conta dessa violência, sendo que os meses de setembro e novembro foram os mais violentos. Marcia Pontes aborda o assunto com objetivo de diminuir os números lamentáveis. Confira seu artigo:

 

Nenhuma morte que não fosse por causas naturais deveria ser aceitável, mas desde o primeiro dia de 2017 já foram 25 pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito na cidade. A média é de duas mortes por mês. De acordo com as datas das ocorrências foram 1 morte em janeiro, 2 em fevereiro, 2 em março, 1 em abril, 2 em junho, 4 em julho, 2 em agosto, 4 mortes em setembro, 1 em outubro,  4 em novembro e outras duas até a primeira quinzena de dezembro. Até agora já morreram 4 pessoas a mais do que em 2016.  Pode parecer frio dizer, mas muitas dessas pessoas provocaram a própria morte e a de inocentes por conta de comportamentos e condutas inadequadas no trânsito. Como frear os acidentes de trânsito em Blumenau? Como evitar que mais pessoas percam suas vidas?

Em praticamente todos os municípios brasileiros cresce nos setores técnicos das prefeituras os pedidos para se obstaculizar as vias com lombadas e faixas elevadas, a maioria deles de políticos e moradores que insistem em não aceitar que faixa elevada não é redutor de velocidade. Seja qual for a solução técnica de segurança viária são obrigatórios estudos técnicos e assim vai se gastando saliva e dinheiro para manter pessoas exclusivamente para atender telefonemas e explicar sobre essa obrigação legal. Ouvir desaforos de mal educados é um custo a mais pelo qual os atendentes não recebem pagamento.

Já falei aqui inúmeras e repetidas vezes que quem assina a responsabilidade técnica desses dispositivos são técnicos, que inclusive respondem judicialmente caso cometam erros e se desses erros resultarem acidentes. As tais lombadas não podem ser colocadas a bel prazer onde os políticos querem, onde mantém os seus currais eleitorais e nem onde trafegam veículos pesados. Esses obstáculos à fluidez atrasam o tempo de viagem e de socorro do SAMU, das viaturas dos Bombeiros, da polícia, das ambulâncias e comprometem o tráfego em horário de pico. Por isso, os estudos e critérios legais e técnicos.

Estudos de engenharia de tráfego comprovaram que a cada 10 lombadas uma ambulância perde 5 minutos no trajeto e a teimosia de alguns não pode custar vidas. Pensem em um ferido grave, em uma casa sendo consumida pelas chamas com pessoas dentro dela. Esses 5 minutos podem sim custar vidas.

Talvez, no passado, os obstáculos nas vias tivessem lá a sua função no tempo de veículos com motores simples, mais leves, que precisariam de quase1km/h para chegar aos 100km/h. Hoje em dia os veículos chegam de zero a100 em segundos, os motores são mais potentes, os pés ficaram mais pesados e a velocidade e a imprudência estão pelas cerca de 4 mil ruas de Blumenau. Muitos motoqueiros infelizmente não param em lombadas e já perdemos as contas de quantos carros colidiram com as lombadas eletrônicas, sobretudo na via expressa.

 

Comportamento ainda é o calcanhar de Aquiles

Desses 25 acidentes com mortes em Blumenau muitos estiveram associados à velocidade, imprudência, distração e bebidas alcoólicas. Todos estiveram relacionados a infrações que deram errado, se tornaram acidentes e tiraram a vida de quem causou e de vítimas inocentes. Hoje em dia temos as câmeras de monitoramento que mostram como os acidentes são provocados, sem deixar dúvidas do envolvimento de todos os fatores que mencionei.  Alguns desses condutores foram filmados cometendo imprudências no dia a dia ou minutos antes da colisão fatal. Daí, ainda têm cidadãos que dizem que a culpa é deste, daquele, da prefeitura, da sinalização, de qualquer coisa, mas sempre fechando os olhos para o comportamento imprudente do condutor, para o excesso de velocidade e para a infração que deu errado e teve consequências gravíssimas.

Antes da vítima fatal que pagou pela própria imprudência passar ali, centenas, milhares de motoristas também passaram e ninguém provocou acidente ou a morte de alguém. Cerca de 80% dos acidentes são em vias bem sinalizadas, com tempo bom e nas retas. Mesmo colocando o filme em câmera lenta e tendo a certeza de que foi o comportamento inadequado do motorista a causa, eles insistem em desviar do fator causador: o comportamento, o excesso de velocidade e a imprudência. Há que se ter critérios específicos, seguir a legislação e medir os custos de obstaculizar todas as vias porque eles vão se matar antes ou depois dos obstáculos.

Se insisto em orientar por meio dos textos não é aqueles que se recusam a aceitar que em se tratando de trânsito as decisões devem ser técnicas, mas àqueles que têm uma compreensão mínima da realidade para saber que obstáculos na via não educam, não mudam comportamentos e precisam de critérios.

O trânsito em Blumenau e em qualquer lugar do mundo só vai deixar de ser violento no dia em que for levado a sério. No dia em que não se negociarem politicamente os cargos na área de trânsito para que sejam ocupados por concurso público e não mais por cabos eleitorais. No dia em que houver políticas públicas sérias e sustentáveis e que envolvam a população, sempre tão à margem da orientação e da educação. No dia em que as pessoas da comunidade encaminharem as suas demandas e pedidos não aos políticos, mas aos setores competentes.

Quem sabe neste dia o nível de evolução seja tamanho que as pessoas compreendam que em assuntos de trânsito se deveria combater as causas e não os sintomas. Que se deve trabalhar a conexão com os 3 pilares: engenharia de tráfego respeitando os profissionais técnicos, com um efetivo de fiscalização necessário e bem equipado, e com ações de educação para o trânsito integradas, sistêmicas e com equipe multi e interdisciplinar, com formação técnica e especializada na área, dentro de um planejamento estratégico.

O trânsito tem as suas leis e elas não se resumem só ao CTB, ampliam-separa as leis da Física e para a lei da seleção natural. Leis da Física: velocidade mata, sequela, aleija, joga para fora da curva, faz beijar postes, bater em carros parados e capotar. Lei da seleção natural: quem dirige com cuidado, com atenção, respeitando a velocidade, evita mais de 90% dos acidentes e mortes. Quem dirige agressivamente, bêbado, em alta velocidade, tem 90% de probabilidade de provocar acidentes, de matar inocentes e de cavar a própria cova. Isso é sério, científico e não pode ser ignorado. Porque se ignorar desaparecerá por seleção natural ou assassinará inocentes.

Média de 2 mortes por mês. Isso tem que acabar. Mas, só acabará no dia em que as pessoas passarem a reconhecer que mais de 90% dos acidentes são determinados pelo comportamento. Dos usuários do trânsito, dos gestores e dos políticos de ouvidos moucos.

 

 

 

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