Blumenau terá Rota de Lazer e museus como opções no feriado
O público que estiver pela cidade no feriado de Carnaval poderá visitar os museus de Centro Histórico ou passear pela Rota de Lazer na rua XV de Novembro. Atrações incluem feira de artesanato na principal via comercial e vivenciar aspetos dos antepassados dos blumenauenses preservados nos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).
O Mausoléu Dr. Blumenau abre todos os dias, das 10h às 16h, com entrada gratuita. O Museu de Arte (MAB) permanece fechado para preparar a abertura da primeira temporada de exposições do ano prevista para 9 de março.
Durante o feriado de Carnaval, os museus de Hábitos e Costumes e da Família Colonial abrem sábado, domingo e terça-feira, também das 10h às 16h. Nas segundas-feiras os espaços permanecem fechados para manutenção. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para crianças até oito anos e idosos a partir de 65 anos. Contatos com o Setor Educativo dos museus podem ser feitos pelo telefone (47) 3381-7516 ou pelo e-mail educativo.museus.fcblu@gmail.com.
Casarão comercial
O Museu de Hábitos e Costumes, localizado no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger (rua XV de Novembro, 25), possui um acervo representativo do universo do vestuário, costura, brinquedos, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX até a atualidade. Grande parte do acervo doado ao município foi reunido pela senhora Ellen Weege Vollmer. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com os hábitos e costumes ali referenciados em diferentes contextos históricos, culturais e sociais. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação.
Outra opção de passeio é o Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78). O local abriga em seu espaço coleções criadas a partir de objetos doados por Edith Gaertner, ex-atriz e herdeira do farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. São peças e utensílios comuns às famílias de classe média nos primeiros anos de colonização alemã no Brasil. Em 2007, o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No mesmo quarteirão, ao lado da Secretaria de Cultura, fica o Mausoléu Dr. Blumenau. Inaugurado em 1974, é nessa casa que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares.
As atrações:
- Rota de Lazer: domingo, das 8h às 17h (Rua XV de Novembro, Centro);
- Feira de Artesanato Rosenplatz: sábados, das 10h às 16h (Espaço Elfy Eggert – Secretaria de Cultura – Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico;
- Feira Brique de Blumenau: domingo, dia 19 de fevereiro, das 9h às 16h30, na Rota de Lazer (ruas XV de Novembro, Curt Hering e Floriano Peixoto);
- Feira Soulriso: domingo, dia 26 de fevereiro, das 9h às 16h, na Rota de Lazer (Rua XV de Novembro, próximo ao Banco do Brasil);
- Feira Moviart: domingo, dia 26 de fevereiro, das 9h às 19h (Praça Hercílio Luz – Rua XV de Novembro, 160, Centro Histórico).
Fonte: Prefeitura de Blumenau.
Foto: (Exposição do Museu de Hábitos e Costumes)/Divulgação.