Blumenauenses se unem na produção voluntária de equipamentos para idosos e profissionais da saúde
O mundo inteiro está passando por um momento delicado, com a pandemia do Covid-19. É um período que desperta preocupação e ansiedade na população, mas também estimula a empatia e a solidariedade. Felizmente, é crescente o número de pessoas que adotam atitudes altruístas neste momento tão complicado. Um exemplo disso é Marcela Garcia – proprietária de uma indústria têxtil de Blumenau e coordenadora do Núcleo Têxtil da Associação Comercial Industrial de Blumenau (Acib) – que resolveu confeccionar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e doar para órgãos e serviços essenciais da cidade.
A ideia surgiu na quarta-feira (25), conta Marcela ao Mesorregional, quando ela estava saindo de casa e viu que, no asilo próximo à sua residência, os idosos não estavam usando máscara. Ela, então, entrou em contato com a casa de repouso, que informou que eles não possuíam o equipamento. Em seguida, ligou para uma amiga médica para entender que tipo de máscara poderia fornecer aos idosos. Na mesma manhã, aquele asilo recebeu uma doação de 100 máscaras. “Então foi nisso que eu decidi fazer mais máscaras para poder distribuir pras pessoas“, explica.
As funcionárias que trabalham na empresa de Marcela, a Madrik Confecções, receberam férias, mas estão trabalhando gratuitamente para ajudar na confecção dos equipamentos para doação. Logo, cada vez mais pessoas tiveram interesse em participar da ação oferecendo a ajuda que podiam. “As pessoas começaram a entrar em contato comigo porque queriam ajudar, aí eu comecei a mandar nos grupos de amigos e cada um ajudava de uma forma, a maioria ajudava comprando tecido ou enviando tecido” explica a idealizadora do projeto. Para doar ou ser voluntário, basta entrar em contato com Márcio Nunes no número (47) 999570802 ou com Maria Augusta no (47) 999800457.
Máscaras cirúrgicas, máscaras de acetato, aventais descartáveis, aventais de tecido e pijama cirúrgico são os itens confeccionados e doados. “A gente está distribuindo agora mais pro pessoal da área da saúde da prefeitura, todos os postos de saúde. A gente entrega na policlínica e lá eles fazem a divisão” conta Marcela. “Essa doação também é feita pro pessoal da Semudes, que vai lá e retira os itens que eles precisam pros abrigos, pros Creas, até mesmo pros asilos” finaliza.
A Polícia Militar também está participando do projeto. Os policiais recolhem os materiais doados e encaminham ao local onde serão produzidos os equipamentos. “Se você puder colaborar doando alguns materiais que sejam possíveis para fazer EPIs, tais como TNT, acetato, elástico, tecidos, entre em contato com os números e faça um agendamento para que a polícia Militar possa ir até você e recolher esse material” diz o tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, em um vídeo divulgado no Instagram.