DestaquesEconomia

Brasil é o quarto maior mercado de voos domésticos

O Brasil se destacou em 2024 ao alcançar a posição de quarto maior mercado de voos domésticos do mundo, representando 1,2% do total mundial, conforme divulgado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). Esse novo marco evidencia a recuperação do número de passageiros internos após a pandemia e coloca o país ao lado das principais potências do setor, como Estados Unidos, China e Japão — os líderes do ranking global.

O Ministério do Turismo destaca que o crescimento do mercado nacional este ano foi acima da média mundial, registrando uma taxa de 6,6%, em contraste com o aumento de 5,6% no mercado global. Até julho, os voos domésticos brasileiros somaram 44 milhões de passageiros, reforçando a relevância do setor para a economia do país e a preferência dos brasileiros por explorar destinos nacionais.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que 80% dos cerca de 10 milhões de turistas em setembro optaram por destinos dentro do Brasil. Esse crescimento é também atribuído a iniciativas como o programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal em julho. O programa permite que aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adquiram passagens aéreas para destinos nacionais por valores acessíveis, a partir de R$ 200 cada trecho. Em apenas dois meses de operação, o Voa Brasil já comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos brasileiros.

Essa conquista coloca o país em posição estratégica para impulsionar o turismo interno, contribuindo para o fortalecimento de diversas economias locais e para a expansão do setor aéreo. Para o Ministério do Turismo, a nova posição do Brasil no ranking global marca uma nova era de crescimento, incentivando ainda mais a exploração das belezas nacionais e promovendo o acesso à mobilidade aérea para todos os brasileiros.

Santa Catarina também comemora os números

O Mesorregional já pautou que Santa Catarina registrou um expressivo crescimento na aviação internacional no primeiro quadrimestre de 2024, com aumentos de 88,6% no número de aeronaves e de 87,5% no movimento de passageiros internacionais em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 2.556 aeronaves e 358,3 mil passageiros. O governo estadual atribui esse avanço aos esforços para atrair novos parceiros internacionais, incluindo uma rota direta para o Panamá com a Copa Airlines.

A movimentação de cargas internacionais também subiu 20,7%, com 1,3 mil toneladas processadas, concentradas no Aeroporto de Florianópolis, que liderou no volume de passageiros internacionais (350,9 mil). Nas cargas domésticas, houve um aumento de 6%, com destaque para os aeroportos de Navegantes (1,7 mil toneladas) e Florianópolis (1,6 mil toneladas), reforçando o crescimento contínuo da aviação e logística no estado.

Temporada de Verão

Na última temporada de verão, as companhias aéreas aumentaram a quantidade de voos para aqueles que pretendem visitar ou sair do estado catarinense. Foram cerca de 500 rotas extras, entre dezembro de 2023 até março de 2024 oferecidas pelas companhias Azul, Gol e Latam. A empresa argentina Flybondi também anunciou que vai operar voos extras entre Buenos Aires e em Florianópolis durante o verão até junho de 2024, a expectativa é que esses números para a próxima temporada seja ainda mais promissor.

Foto: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini

error: Conteúdo Protegido !!