Brusque registra 26 casos de dengue
A cidade de Brusque registra, até o momento, 26 casos confirmados de dengue entre 67 suspeitos. Segundo os dados do Programa de Endemias da Secretaria da Saúde, dos casos identificados, 12 são autóctones (contraídos dentro do próprio município).
Conforme a Secretaria de Saúde,no mesmo período de 2019, eram 37 suspeitos e 8 confirmados e todos os casos eram importados. Este ano o município teve um aumento de 70% no número de suspeitos. O município está com dois bairros infestados, Santa Terezinha e Nova Brasília.
Foram identificados 596 focos do Aedes Aegypti em 22 bairros de Brusque até esse momento. O aumento é de 115% comparado ao mesmo período de 2019, quando foram identificados 277 focos.
Os Agentes de Endemias fazem a inspeção das armadilhas diariamente, e a vistoria nos Pontos Estratégico ,que são os ferro-velhos, borracharias, cemitérios, floriculturas entre outros. A Prefeitura também se utiliza do Drone para identificação dos locais de difícil acesso ou com pouca visualização.
Foi divulgado também na última semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) o Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (Lira) referente ao mês de abril. Esse índice mostra o risco de infestação dentro do município
Embora o índice de Brusque tenha ficado abaixo de 0,9, ou seja, risco baixo de transmissão e infestação da dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, o município não está numa situação boa, devido a identificação de 3744 recipientes com depósitos.
Foto: Divulgação PMB