Caixa e Ministério da Justiça firmam contrato para o Bolsa Formação
A Caixa Econômica Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública assinaram um contrato para dar início ao Bolsa Formação, um benefício voltado a agentes de segurança pública. O programa, que visa à qualificação profissional, pretende beneficiar 100 mil profissionais ainda em 2023, com um investimento total de R$ 175 milhões. Os beneficiários incluem policiais militares, civis, penais, bombeiros, peritos criminais e trabalhadores de guardas municipais que atendam aos critérios do programa.
A cerimônia de assinatura ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou com a presença do ministro da pasta, Flávio Dino, e do Vice-Presidente de Governo da Caixa, Marcelo Bomfim, além de outras autoridades.
O Bolsa Formação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), criado em 2007, e a pasta do Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável pela identificação dos beneficiários bolsistas, enquanto a Caixa é o agente pagador dos benefícios. O valor de R$ 900 será pago mensalmente para cada profissional durante a duração do curso de qualificação.
Os créditos da Bolsa Formação serão realizados em conta poupança digital ou conta poupança social digital, com abertura automática para os beneficiários que não a possuírem.
A movimentação das contas digitais deve ser realizada pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite consultas de saldos e extratos, pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual. O aplicativo também permite compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
Foto: Isaac Amorim / MJSP