Calor de 40ºC e torneiras secas
O calor realmente não está dando trégua no Vale do Itajaí e a população de cidades como Blumenau e Ilhota, além das cidades litorâneas como Bombinhas, Penha e Camboriú, tem que contar com a constante falta de abastecimento de água.
>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram
Em Blumenau, a situação ocorre até mesmo em regiões próximas as estações de tratamento de água. A explicação geralmente se resume em manutenção de adutoras rompidas, como por exemplo um conserto que está ocorrendo na Rua Benjamin Constant, no bairro Escola Agrícola e deve deixar a população da região desabastecida durante esta quarta-feira (23).
Através da assessoria de imprensa o Samae de Blumenau afirma que a rede foi fechada já no período da manhã para a manutenção e que ainda no decorrer do dia o abastecimento será normalizado no bairro Escola Agrícola e região.
O que a autarquia não explica é o constante abastecimento de água suja na rede e em abundância. E diz que a única coisa a ser feita é procurar o órgão através da ouvidoria, através do telefone 115, ramal 20, mas não deixa claro quais a soluções e se há possibilidade do pedido de ressarcimento em casos como o ocorrido na noite do último dia 13, em que a água veio totalmente amarelada, com aparência de lodo pelas torneiras.
“A repentina falta de água vem prejudicando a gente… hoje a explicação foi que ocorreu um vazamento na Rua Benjamin Constant, mas passei pela rua no fim da manhã e não vi nem vazamento, nem equipes nesta via” diz o leitor do Notícias Vale do Itajaí, Maurício Visentainer, morador da Rua Otílio Verdi.
Em Ilhota, a população vem sofrendo com o desabastecimento desde que o Município resolveu tirar os serviços da Casan, para municipalização, que foi concedida para iniciativa privada. Apesar do grande número de reclamações, a Prefeitura nega fragilidade no abastecimento.
Já nas cidades do litoral, as explicações são semelhantes as de Blumenau, que se resume em manutenções emergenciais ou preventivas na rede.
Foto em destaque: Divulgação / Steen Jepsen