Celesc orienta consumidores quanto a golpistas
Por conta de registros que ocorreram nos últimos dias, por parte de alguns clientes de diferentes regiões de Santa Catarina, que relataram o recebimento de telefonemas e de e-mail’s falsos, para cobrança de fatura de energia elétrica a Celesc emitiu um comunicado sobre a situação.
De acordo com a empresa, nas ligações a pessoa alega ser da 4ª Vara Federal e informa ao cliente da distribuidora de energia elétrica que “há uma notificação por o padrão de energia elétrica não ter sido substituído por um padrão digital”, além de relatar cobrança de débitos e multa junto à Celesc. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso.
>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram
Ainda segundo a Celesc, por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica falsas, mas muito similares às verdadeiras, apesar de ser de um domínio que não é da empresa, cujo beneficiário também não é a Celesc, além de que e a instituição financeira para cobrança não é o Banco do Brasil, única instituição financeira conveniada para cobrança de faturas de energia elétrica no Estado.
Dicas
Para evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc reforça que não cobra pendências jurídicas ou comerciais por telefone, nem solicita depósito em conta bancária. Também alerta aos clientes que optaram por receber suas faturas por e-mail para que estejam atentos a alguns detalhes da mensagem que chega em seu endereço eletrônico, como:
– O e-mail que enviou a nota deve ser o oficial da Celesc (celesc-fatura@celesc.com.br);
– O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;
– O beneficiário do pagamento deve ser Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Frisa ainda que a população não clique em link’s suspeitos e, na dúvida, entre em contato por meio dos canais oficiais de atendimento:
Agência Web: http://bit.ly/AgenciaWeb
Chat Online: http://bit.ly/AtendimentoOnlineCelesc
Telefone Comercial: 0800 48 0120
Telefone de Emergência: 0800 48 0196
Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí