DestaquesGeral

Cervejaria Hersing se posiciona contra a realização da Oktoberfest Blumenau em outubro

No dia 23 de abril, a organização da Oktoberfest Blumenau divulgou, por meio das redes sociais, que a festa será mantida para este ano, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. A publicação foi feita logo após a Oktoberfest de Munique, na Alemanhaa maior festa da cerveja do mundo – ser cancelada.

No entanto, a Secretaria de Turismo de Blumenau está avaliando os cenários e a manutenção da data da Oktoberfest 2020, inicialmente prevista para ocorrer entre os dias 7 e 25 de outubro, ainda não está definida.

Diante disso, a Cervejaria Hersing, uma das que venceram a licitação para participar da festa, já manifestou que, caso seja mantida a data inicial, não fará parte da Oktoberfest. “Já investimos, estamos com o estande pago, temos 25 pessoas contratadas para a festa, mas acreditamos que, neste momento, temos que pensar na preservação das vidas“, afirma o diretor comercial da Hersing, João Carlos Zimmermann.

O diretor comercial acredita que não será possível manter os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde diante da pandemia de Covid-19 em uma festa com um fluxo intenso de pessoas como é o caso da Oktoberfest. “Nós defendemos que é necessário reavaliar a data e realizar a festa em outro momento, quando pudermos garantir a segurança das pessoas“, acrescenta.

Participação na Oktoberfest

No ano passado, a cervejaria Hersing, cuja fábrica está localizada em Timbó, foi a novidade da Oktoberfest. A empresa fez um investimento inicial de R$ 1,2 milhão de reais para a produção dos rótulos, pesquisa e harmonização de sabores. Durante a 36a edição da festa, comercializou 15 mil litros de chope. O estande também surpreendeu o público, com a parte superior imitando uma cervejaria, com dois fermentadores e uma caldeira.

Novos nichos para enfrentar a pandemia

A crise gerada pela pandemia do coronavírus também afetou o setor cervejeiro, principalmente as cervejarias artesanais. Por isso, segundo Zimmermann, foi preciso se reinventar neste momento e buscar novos nichos de marcado. “Com a queda no consumo de chope em razão da proibição de eventos, passamos a focar na venda das cervejas em garrafa long neck, principalmente para os minimercados. No mês de abril conseguimos faturar sete vez mais que em janeiro com esses produtos. Assim, também abrimos uma nova carteira de clientes, pulverizando a nossa abrangência“, comenta. O sucesso foi tanto que a empresa já planeja lançar uma linha mais popular para atender a essa nova demanda.


Foto: Divulgação / Cervejaria Hersing

error: Conteúdo Protegido !!