DestaquesGeral

Chuva forte alaga ruas e causa outros transtornos em Blumenau

A chuva torrencial que caiu no fim da tarde desta sexta-feira (24) provocou alagamentos e transtornos em diferentes pontos de Blumenau. Inicialmente, as regiões leste e norte da cidade receberam o maior volume de água, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para ações preventivas.

No bairro Ponta Aguda e na Fortaleza , a chuva intensa alagou ruas como a República Argentina, e vias transversais. A Rua Ivo Bepller, no bairro Ponta Agura registrou deslizamento de terra próximo de residência, conforme as fotos em destaque. A situação exigiu a atuação dos bombeiros em apoio aos moradores prejudicados pelo alto nível de água. Outros bairros como Itoupava Norte também registaram problemas, incluindo a queda de um muro na Rua 9 de Agosto.

Mais tarde, bairros da região norte e oeste também sofreram com volumes expressivos de chuva. A Rua dos Pioneiros, na Água Verde, ficou inundada, e na Velha, a Rua dos Caçadores apresentou pontos de alagamento . Dois idosos ficaram ilhados na Rua Imperatriz Leopoldina e precisaram ser resgatados pelos bombeiros.

São Paulo também enfrenta temporal

A capital paulista não ficou para trás nos transtornos gerados pelos temporais. Imagens que circularam nas redes mostraram a estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul do Metrô , sendo invadida pela água, com passageiros se apoiando em corrimãos para evitar a correnteza. As linhas 1-Azul do Metrô , 10-Turquesa e 12-Safira (CPTM) tiveram uma circulação prejudicada , e o sistema Paese foi acionado para suprir a demanda de passageiros.

Em outro ponto da cidade, parte do teto do Shopping Center Norte desabou, sem registro de feridos. Segundo a Enel , cerca de 179 mil imóveis na Grande São Paulo ficaram sem energia elétrica no auge do temporal, por volta das 16h30. Às 17h35, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) declarou o fim do estado de atenção para alagamentos, informando que “as áreas de instabilidade se formaram devido ao calor e à alta umidade, mas perdas força no início da noite”.

Alerta para mais chuvas

Em Blumenau, a Defesa Civil segue em estado de prontidão, pois pancadas de chuva e temporais isolados podem acontecer novamente nos próximos dias. Como as autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas , evite áreas de risco e acione a 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros) em caso de emergências.

Foto: Cleide Oliveira / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!