Chuva intensa causa alagamentos e risco de deslizamentos no litoral de SC
As equipes da Defesa Civil estão em alerta máximo e atuando desde a madrugada desta quinta-feira (16) para monitorar áreas de risco e pontos de alagamento em diversos municípios do litoral catarinense. O acúmulo de chuva nas últimas 12 horas ultrapassou 65 milímetros, agravando a situação em encostas e regiões propensas a inundações.
Segundo o órgão, o solo encharcado pelas chuvas diárias recentes e a formação de um sistema de baixa pressão intensificaram a precipitação, resultando em alagamentos e risco de deslizamentos de terra. As equipes seguem monitorando as áreas mais críticas e orientam a população a entrar em contato pelos números de emergência 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) caso identifiquem situações de risco.
A Defesa Civil também informou que a tendência é de melhora a partir das 10h, com a diminuição das chuvas e consequente redução dos pontos de alagamento. No entanto, o alerta para deslizamentos permanece, pois o solo segue instável.
“Já identificamos alagamentos em pontos como o Loteamento São Pedro e Nossa Senhora das Graças. Estamos mobilizados, mapeando as áreas críticas e intervindo para minimizar os impactos”, afirmou o secretário de Obras de Itajaí, Tarcísio Zanelatto.
Para auxiliar no monitoramento, a Prefeitura de Itajaí reforça o pedido para que os moradores relatem alagamentos ou deslizamentos, colaborando com a rápida ação das equipes. O aplicativo Conecta.í, disponível para Android e iOS, oferece no módulo “Defesa Civil – Ocorrências de Alagamento” a opção para que a população registre áreas afetadas.
Serviços de emergência:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
Às 16h, o Coronel Onir Mocellin, coordenador da Defesa Civil de Itajaí, divulgou um vídeo esclarecendo a situação atual do município. Confira abaixo:
Foto: Divulgação / PMI