DestaquesGeral

Chuva torrencial em Blumenau deixa 145 ocorrências e causa suspensão de aulas e atendimentos de saúde

A chuva torrencial que atingiu Blumenau na tarde desta quinta-feira (13) causou uma série de danos e interrupções nos serviços da cidade. Com 73,4mm de precipitação registrada pela Defesa Civil, e a estação do Parque Ramiro Ruediger com o maior volume de 105,2mm, a cidade enfrentou inúmeros problemas. Até as 20h45min, o órgão já havia registrado 145 ocorrências, sendo a maioria delas relacionadas a deslizamentos de terra, especialmente nas áreas mais afetadas pela chuva intensa.

As consequências foram severas, com duas ruas interditadas: Euclides da Cunha, no bairro Velha, e Fides Deeke, na Itoupava Seca. Equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana já estão trabalhando na limpeza das vias para restabelecer a circulação.

Suspensão das aulas e serviços impactados

Devido aos danos causados pela chuva, a Secretaria de Educação anunciou a suspensão das aulas na manhã desta sexta-feira, 14, nas seguintes unidades: EBM Machado de Assis, EBMB Patrícia Helena Finardi Pegorim, EBM Wilhelm Theodor Schurmann, EBM Profª Hella Altenburg/EEI Adélia Cardoso (apenas educação infantil) e CEI Paulo Freire. A equipe da Secretaria de Educação já está trabalhando para normalizar as atividades nas unidades afetadas e atualizará a população até às 10h quanto à continuidade da suspensão durante a tarde.

Em contato com o Mesorregional, uma professora do Machado de Assis informou que somente no período vespertino são cerca de 800 alunos, mas que todos os estudantes ficaram em segurança graças a ação e plano de contingência feito pelos professores. “Saí da escola as 19h20min, nem sinal da Defesa Civil para ajudar. Sei que a cidade inteira ficou um caos, mas não foi fácil ficar sem suporte…” comentou. O funcionamento do dique também está sendo questionado.

Saúde

Na área de saúde, o Ambulatório Geral da Família do bairro Itoupava Central também foi atingido pela chuva e estará fechado na manhã desta sexta-feira para limpeza. O atendimento será retomado às 13h, enquanto equipes de saúde serão remanejadas para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da região para garantir o atendimento.

Coleta de lixo afetada

O Samae também enfrentou dificuldades devido ao impacto das chuvas, com a coleta de lixo sendo parcialmente suspensa. A empresa informa que, em muitos locais, não foi possível realizar a coleta dos resíduos. No entanto, o material será recolhido nos próximos dias, assim que as condições permitirem o acesso aos locais afetados.

A Defesa Civil e as autoridades municipais continuam acompanhando a situação e trabalhando para mitigar os danos causados pela forte chuva e garantir a segurança da população. A população deve seguir as orientações de segurança e acompanhar os comunicados oficiais sobre as condições da cidade.

Foto: Reprodução / WhatsApp

error: Conteúdo Protegido !!