Chuvas deixam estragos em 22 cidades de SC; Araquari decreta emergência
Santa Catarina enfrenta fortes chuvas desde a noite de sexta-feira (6), causando danos em pelo menos 22 municípios, segundo o boletim atualizado da Defesa Civil na noite deste sábado (7). A situação mais crítica foi registrada em Araquari, que decretou situação de emergência, com 30 pessoas afetadas.
Na região norte, além de Araquari, cidades como Joinville, São Francisco do Sul, e São Bento do Sul tiveram alagamentos, quedas de muros e interdições em vias. Em Guaramirim, o nível elevado do rio levou ao acionamento de um plano de contingência. Outros municípios, como Jaraguá do Sul, Corupá e Barra Velha, relataram danos em residências, deslizamentos e famílias desalojadas.
Em Caçador, região do Contestado, 38 pessoas foram afetadas, com 5 desabrigados. Lindoia do Sul, próximo de Concórdia, enfrenta a iminência de inundações com rios atingindo níveis críticos. Já no Oeste, cidades como Lajeado Grande enfrentam risco de deslizamento, enquanto enxurradas danificaram pontes e estradas em municípios como Dionísio Cerqueira e Palma Sola.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e recomenda cautela à população, especialmente em áreas de risco de deslizamentos e alagamentos.
Foto: Coredec / Xanxerê