Chuvas intensas causam desmoronamento de casa em Blumenau, e deslizamento foi registrado também em Benedito Novo
A madrugada em Blumenau foi marcada por chuvas intensas que causaram estragos na cidade. Pelo menos dois deslizamentos de terra foram registrados, atingiram residências e resultaram em ferimentos leves em duas pessoas. Além da terra, quedas de árvores e de postes da rede pública foram provocadas pela força da natureza, levando à interdição de trechos das ruas Bruno Rudiger, no bairro Velha Central, e Pedro Schneider, na Velha Grande.
As situações de Blumenau foram atendidas por volta das 7h desta sexta-feira pelo Corpo de Bombeiros Militar, que prontamente se mobilizou para prestar assistência às vítimas e garantir a segurança nos locais afetados. Além dos bombeiros, a Defesa Civil dos municípios também esteve presente, trabalhando para minimizar os impactos causados pela chuva.
Os estragos não se limitaram a Blumenau, pois aproximadamente às 6h15min, os bombeiros de Benedito Novo foram acionados para atender uma ocorrência de penetração de terra na Rua Guilherme Doege, no Centro, onde uma residência foi atingida, causando danos estruturais, mas sem vítimas.
As situações levou ao corte do fornecimento de energia elétrica em algumas áreas afetadas. A natureza da situação prejudicou também funcionários da Celesc, a fim de garantir a segurança dos moradores.
Previsão do tempo
De acordo com dados da Epagri/Ciram, a previsão é de que o tempo comece a melhorar ao longo desta sexta-feira. No entanto, há um aviso de vento forte e mar agitado para o fim de semana, devido a uma frente fria em posição por Santa Catarina, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul. À tarde, uma massa de ar mais seca e fria (alta pressão) deve avançar sobre o estado.
Entre os dias 6 e 9, a previsão indica tempo firme e mais quente em Santa Catarina, com dias úmidos e algumas nuvens, devido ao predomínio de uma massa de ar seco, sem periodicidade específica de chuva. Entretanto, a partir do dia 10, a condição de pancadas de chuva e temporais deverá retornar, com totais de chuva mais elevados previstos, associados ao aquecimento, áreas de baixa pressão e à passagem de uma frente fria no período.