DestaquesGeral

Cidades atingidas pelas cheias iniciam processo de limpeza

As cidades litorâneas atingidas pelas chuvas dos últimos dias seguem com força-tarefa desde a noite de ontem (20), para recuperar as ruas e os locais mais atingidos, além de auxiliar moradores. Equipes da Defesa Civil, Secretarias de Obras, guardas de trânsito, assistentes sociais e bombeiros trabalham em forma mutirão em toda a região.

Para se ter uma ideia, somente em Itajaí, 380 milímetros de chuva foram registrados nesta última semana, o que corresponde ao dobro do previsto para todo o mês de dezembro. Este foi o maior volume de chuva entre todas as cidades de Santa Catarina e com isso uma boa parte da cidade sofreu com enchente.

Itajaí – Foto: Marcos Porto / PMI

Em Balneário Camboriú (BC), o bairro dos Estados, foi um dos mais atingidos e a prefeitura intensificou os trabalhos de limpeza no decorrer desta quarta-feira (21) na Avenida das Flores e Rua Goiás. No bairro Nações, o trabalho mais intenso foi na Avenida do Estado e Rua Síria. Além disso a Estrada da Rainha (bairro Pioneiros), Rua Barra Velha, Rua Araranguá e Rua Caçador (bairro dos Municípios), Rua José Cesário Pereira (Nova Esperança) e Avenida Atlântica no Centro também foram prioridades. As equipes também trabalham na Praia Central de BC, local onde as fortes chuvas formaram valas na faixa de areia.

Orla de Balneário Camboriú – Foto: Divulgação / PMBC

Em Balneário Piçarras a enchente demorou mais para baixar. Algumas localidades de permaneceram inacessíveis até o final da tarde, devido ao alto volume de água que bloqueou estradas. A limpeza do município foi iniciada pela manhã, com uma equipe de cerca de 100 funcionários, distribuídos em diferentes pontos com enfoque no interior e bairros Itacolomi, Nossa Senhora da Paz e Centro. “A operação de limpeza conta com cerca de 20 equipamentos, como tratores, retroescavadeiras, patrolas e caminhões caçamba, que estão à disposição dos moradores. Na área rural, o foco é a recuperação das estradas”, destaca o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Jr.

Balneário Piçarras – Foto: Divulgação / PMBP

Em Camboriú, que já havia sido fortemente afetada no início do mês, e onde duas adolescentes morreram soterradas por uma casa que desabou, a água baixou mais rapidamente, porém, de acordo com a Prefeitura, todos os bairros do município foram atingidos pelas chuvas e ao todo foram registradas mais de 400 ocorrências, entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Já estão programadas mais de 70 vistorias pela Defesa Civil do município. Hoje o governo municipal divulgou que criou um sistema para agilizar cadastro de atingidos pelas cheias. O cadastro será via Whatsapp (47) 3365-0198 e o sistema permite apenas solicitação via texto (sem envio de áudio). Os trabalhos de limpeza e recuperação nesses municípios incluem a retirada da lama e entulhos das vias (como madeiras, restos de mobiliários, galhos e lixo), a varrição e lavação do asfalto, além do atendimento da população em geral.

Camboriú – Foto: Divulgação / PMC

Outras cidades como Brusque, Ilhota, Penha, e Balneário Barra do Sul, entre outras também foram afetadas, porém com situações de menor intensidade.

error: Conteúdo Protegido !!