Cidades atingidas pelas cheias iniciam processo de limpeza
As cidades litorâneas atingidas pelas chuvas dos últimos dias seguem com força-tarefa desde a noite de ontem (20), para recuperar as ruas e os locais mais atingidos, além de auxiliar moradores. Equipes da Defesa Civil, Secretarias de Obras, guardas de trânsito, assistentes sociais e bombeiros trabalham em forma mutirão em toda a região.
Para se ter uma ideia, somente em Itajaí, 380 milímetros de chuva foram registrados nesta última semana, o que corresponde ao dobro do previsto para todo o mês de dezembro. Este foi o maior volume de chuva entre todas as cidades de Santa Catarina e com isso uma boa parte da cidade sofreu com enchente.
Em Balneário Camboriú (BC), o bairro dos Estados, foi um dos mais atingidos e a prefeitura intensificou os trabalhos de limpeza no decorrer desta quarta-feira (21) na Avenida das Flores e Rua Goiás. No bairro Nações, o trabalho mais intenso foi na Avenida do Estado e Rua Síria. Além disso a Estrada da Rainha (bairro Pioneiros), Rua Barra Velha, Rua Araranguá e Rua Caçador (bairro dos Municípios), Rua José Cesário Pereira (Nova Esperança) e Avenida Atlântica no Centro também foram prioridades. As equipes também trabalham na Praia Central de BC, local onde as fortes chuvas formaram valas na faixa de areia.
Em Balneário Piçarras a enchente demorou mais para baixar. Algumas localidades de permaneceram inacessíveis até o final da tarde, devido ao alto volume de água que bloqueou estradas. A limpeza do município foi iniciada pela manhã, com uma equipe de cerca de 100 funcionários, distribuídos em diferentes pontos com enfoque no interior e bairros Itacolomi, Nossa Senhora da Paz e Centro. “A operação de limpeza conta com cerca de 20 equipamentos, como tratores, retroescavadeiras, patrolas e caminhões caçamba, que estão à disposição dos moradores. Na área rural, o foco é a recuperação das estradas”, destaca o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Jr.
Em Camboriú, que já havia sido fortemente afetada no início do mês, e onde duas adolescentes morreram soterradas por uma casa que desabou, a água baixou mais rapidamente, porém, de acordo com a Prefeitura, todos os bairros do município foram atingidos pelas chuvas e ao todo foram registradas mais de 400 ocorrências, entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Já estão programadas mais de 70 vistorias pela Defesa Civil do município. Hoje o governo municipal divulgou que criou um sistema para agilizar cadastro de atingidos pelas cheias. O cadastro será via Whatsapp (47) 3365-0198 e o sistema permite apenas solicitação via texto (sem envio de áudio). Os trabalhos de limpeza e recuperação nesses municípios incluem a retirada da lama e entulhos das vias (como madeiras, restos de mobiliários, galhos e lixo), a varrição e lavação do asfalto, além do atendimento da população em geral.
Outras cidades como Brusque, Ilhota, Penha, e Balneário Barra do Sul, entre outras também foram afetadas, porém com situações de menor intensidade.