Com 84% de mulheres na equipe, empresa implanta licença menstrual remunerada e extensão da licença-maternidade
A menstruação ainda é um tabu na sociedade e os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) afetam 80% das mulheres brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. No ambiente de trabalho, 81% das mulheres entrevistadas em pesquisa publicada na Revista BMJ Journals, em 2019, disseram ser menos produtivas no período menstrual. Pensando no cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida, o Grupo MOL, ecossistema de organizações dedicadas a acelerar a cultura de doação no Brasil, composto por 55 funcionários, sendo 46 mulheres (83,6%), anunciou a implantação do benefício de licença menstrual remunerada e a extensão da licença-maternidade.
A licença menstrual é um direito reconhecido em alguns países, como a Espanha, que foi o primeiro país do ocidente a aprovar a medida. Embora ainda não haja uma legislação sobre o assunto no Brasil, algumas empresas já começaram a adotar esse benefício. Para Roberta Faria, cofundadora e CEO da MOL, “menstruação não é doença, mas sintomas graves de dor e desconforto merecem o mesmo tratamento que qualquer outro problema de saúde que impeça uma pessoa de realizar plenamente seu trabalho”.
O benefício concedido pelo Grupo MOL passa a valer a partir do mês de março de 2023 e dá o direito de até 2 dias de licença ao mês, sem precisar apresentar atestado médico. Além da nova licença menstrual, o Grupo implantou a extensão da licença-maternidade: além dos 120 dias obrigatórios por lei e dos 30 dias extras que a empresa já oferecia, a MOL passa a ofertar para as mães mais 60 dias de trabalho em meio período com pagamento integral, apoiando o momento de readaptação da volta à rotina. As iniciativas fortalecem um ambiente de trabalho mais inclusivo, saudável, igualitário e sem preconceitos.
Sobre o Grupo MOL
O Grupo MOL é um ecossistema de organizações dedicadas a acelerar a cultura de doação no Brasil. O Grupo engloba a Editora MOL, maior editora de impacto social do mundo, que em parceria com grandes redes varejistas, produz publicações com preços acessíveis e renda revertida para causas; A MOL Consultoria, que apoia empresas na criação de estratégias de impacto social, na monitoria de ONGs beneficiadas e na comunicação dos resultados, das métricas às histórias; O Instituto MOL, frente do terceiro setor que atua para que empresas e cidadãos doem mais, melhor e com propósito, e o Varejo Com Causa, plataforma de conhecimento lançada em 2021 para estimular a cultura de doação no varejo brasileiro. O
Grupo MOL é liderado pelos empreendedores sociais Artur Louback, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, na companhia de centenas de associados e profissionais em cada frente de negócio. Em 15 anos, as iniciativas já mobilizaram mais de R$ 56 milhões em doações para mais de 170 organizações sociais em todo o Brasil. Saiba mais em somosmol.com.br.
Foto: Divulgação.