Complexo da Mafisa: umas das mais importantes interseções da obra de duplicação da 470
Artigo de Lourival Luciano Lorenz, colunista do Mesorregional:
Na última semana publiquei como estão as primeiras quatro interseções dentro do lote 03 das obras de duplicação da BR-470, hoje irei mostrar como estão as outras quatro interseções dentro do lote 03 na região de Blumenau.
Iniciamos esta matéria pelo Complexo da Mafisa que, de todas as interseções do lote 03, é a única que está finalizada e aberta para circulação dos veículos, aproveito para ressaltar que este complexo ficou muito funcional, a eliminação do trevo que existia na parte inferior do antigo viaduto permite uma maior fluidez no trânsito local.
Na sequência temos a interseção no cruzamento da BR-470 com a Rua Ari Barroso no km 53, neste ponto será construída uma estrutura que fará com que o transito da rodovia passe na parte superior eliminando o cruzamento em nível no local. É possível observar nas imagens que o ponto ainda não recebeu o início das obras de duplicação e construção das estruturas.
O ponto seguinte é o local conhecido como trevo do celeiro do Vale, que já foi o principal acesso para quem se dirigia do Alto Vale para Blumenau. Neste local também será construída uma estrutura para o transito da BR-470 passar sobre os acessos eliminando assim todos os cruzamentos em nível, um problema crônico que tem relação com a geometria do local também vai ser eliminado não causando mais tombamento de caminhões como de costume na pista de quem segue sentido litoral.
No último ponto de interseção no lote 3 temos o trevo de acesso à Pomerode também conhecido como trevo do Badenfurt, neste local também como nos outros será erguida um estrutura fazendo com que o transito da BR-470 passe sobre o trevo que existe no local hoje, com isso o fluxo da rodovia não terá mais interrupções acabando assim com mais um gargalo importante que ainda existe no trecho de Blumenau. O local já passou por algumas obras, pistas marginais já foram construídas, também as pontes sobre o rio do Teste já estão em obras mas ainda tem muita obra pela frente neste local.
Esperamos que neste ano de 2021 as obras sejam concentradas neste ponto para que ele seja entregue, o superintendente do DNIT o senhor Ronaldo Carioni Barbosa na data da entrega do complexo da Mafisa havia prometido a entrega deste ponto para o ano de 2020 ainda porem as obras estão bem lentas.
Inscreva-se no seu canal do YouTube, Engenharia & Obras.