Confira como Delegado Egídio cresceu nas pesquisas da 100% Cidades, que mostram possibilidade de primeiro turno em Blumenau
O Mesorregional produziu uma análise das três pesquisas eleitorais realizadas pela 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência em Blumenau. Até o momento os dados mostram a evolução da intenção de voto dos principais candidatos ao cargo de prefeito. As pesquisas foram realizadas nos meses de julho (período de coleta: 24/jul – 27/jul), agosto (21/ago – 26/ago) e setembro (17/set – 20/set) de 2024 pela, utilizando entrevistas por telefone com uma amostra de 500 coletas em cada período, e sempre com uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais.
As pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, com os números: SC-04909/2024, em julho, SC-06045/2024, em agosto e SC-6115/2024, em setembro. De acordo com as informações fornecidas no registro das pesquisas, foram ouvidos eleitores com 16 anos ou mais, com a técnica de abordagem CATI (Entrevista telefônica assistido por computador), tendo como amostras 500 pessoas entrevistadas em cada pesquisa. Tanto em julho, quanto em agosto e setembro, a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais e o índice de confiança de cada uma delas é de 95%. As pesquisas estão disponíveis por link nos números acima.
Crescimento e declínio dos candidatos com base nos dados das pesquisas estimuladas (quando são apresentados os nomes dos candidatos)
Delegado Egídio Ferrari
- Julho: 29,3%
- Agosto: 35,7%
- Setembro: 48,1%
Crescimento : O candidato Delegado Egídio (PL) apresentou um crescimento significativo ao longo das pesquisas, saindo de 29,3% em julho para 48,1% em setembro. Esse aumento de quase 19 pontos percentuais o coloca em uma posição sólida como favorito, considerando a margem de erro, se os dados se confirmarem nas urnas, Ferrari poderá ser eleito ainda no primeiro turno.
Odair Tramontin
- Julho: 20,1%
- Agosto: 21,5%
- Setembro: 19,4%
Estabilidade/Leve Declínio: Odair Tramontin (NOVO) manteve uma posição estável entre julho e agosto, com leve oscilação em setembro, quando caiu para 19,4% . Seu desempenho, embora relativamente estável, não conseguiu acompanhar o crescimento de seus concorrentes.
Ana Paula Lima
- Julho: 19,5%
- Agosto: 16,4%
- Setembro: 15,2%
Declínio: Ana Paula Lima (PT) mostrou um declínio constante, passando de 19,5% em julho para 15,2% em setembro, perdendo cerca de 4 pontos percentuais. Considerando a margem de erro, Ana Paula está tecnicamente empatada com Tramontin em setembro, assim como ocorreu em julho.
Ricardo Alba
- Julho: 2,8%
- Agosto: 4,1%
- Setembro: 2,0%
Oscilação Negativa: Ricardo Alba (Podemos) teve um pequeno crescimento entre julho e agosto, mas viu uma queda em setembro, retornando a 2% , quase o mesmo nível do início das pesquisas.
Rosane Martins
- Julho: 2,4%
- Agosto: 1,9%
- Setembro: 1,3%
Leve Declínio : Rosane Martins manteve uma baixa intenção de votos ao longo das pesquisas, com uma leve queda ao longo dos três meses. Ela segue tecnicamente empatada com Alba em todo o período das pesquisas divulgadas nesses últimos três meses.
Análise geral
O grande destaque nas pesquisas é o crescimento expressivo do Delegado Egídio, que consolidou sua liderança com quase metade das intenções de voto (pesquisa estimulada) em setembro. Odair Tramontin e Ana Paula Lima mantêm uma disputa pelo segundo lugar, porém, sem avanços consideráveis em relação ao líder. Os demais candidatos, como Ricardo Alba e Rosane Martins, permaneceram com interesse de voto bastante baixo, com pouca variação ao longo das pesquisas e tecnicamente empatados.
Com o período eleitoral avançando, será crucial observar se os candidatos que estão atrás nas pesquisas conseguirão reverter esse cenário, enquanto Delegado Egídio segue como favorito para vencer as eleições de Blumenau, mesmo sendo o postulante ao cargo ocupando por Mário Hildedrant (PL), que está sendo mais atacado por seus adversários e essa postura oponente pode estar lhe favorecendo, como já ocorreram em eleições recentes na cidade, em que o eleitor blumenauense demonstrou estar mais atento à propostas do que à críticas contra adversários.