Confira um resumo da situação das chuvas em Santa Catarina
Desde sábado (26) a chuva não dá descanso para a região Sul do país. São diversos casos de inundações e deslizamentos e muitas cidades já decretaram situação de emergência diante deste cenário. Confira a seguir um resumo da situação das chuvas em Santa Catarina:
Em Florianópolis
Na Grande Florianópolis as aulas da Rede Estadual estão suspensas nesta quinta-feira (01), em decorrência das fortes chuvas. A Secretaria de Estado da Educação (SED) informou que os responsáveis pelos estudantes de outras cidades do Estado devem entrar em contato com as escolas para saber sobre o andamento das aulas.
Em Brusque
A Defesa Civil de Brusque está em alerta, já nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (1º) foram registradas ocorrências de alagamentos nos bairros Limeira, Limeira Alta, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Zantão, Santa Luzia, Tomas Coelho, Dom Joaquim, Taquaruçu e Cedro Grande que abrangem as regiões leste e sul da cidade.
Hoje de manhã (01) foi registrada uma morte no bairro Poço Fundo, um homem de 48 anos, foi encontrado sem vida após ir verificar a situação de um barranco.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugik, pontos isolados da cidade também sofreram com deslizamentos, quedas de árvores e eventuais problemas relacionados a fiação elétrica. “Estamos atendendo as ocorrências e com as equipes em campo monitorando todas as situações de vulnerabilidade”, comentou.
Durante a madrugada, o Rio Itajaí-Mirim saiu da calha na região central próximo a Ponte Estaiada, porém a situação já voltou a normalidade. A Defesa Civil monitora os níveis dos mananciais para saber se esta ocorrência voltará a ser registrada.
Já no trecho da Avenida Beira Rio, próximo ao loteamento EMA II, ainda há alagamentos. O local está impedido para o trânsito de veículos.
A prefeitura de Brusque suspendeu as aulas em toda a Rede municipal de Ensino, abrangendo as escolas de educação fundamental e os centros de educação infantil. Já a Secretaria de Saúde irá divulgar em breve a situação das Unidades Básicas de Saúde que terão o atendimento prejudicado por conta dos alagamentos.
Em Gaspar
A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta de risco muito alto para deslizamentos por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas. A região do Belchior (Alto, Baixo e Central), Arraial D’Ouro e uma área do Bela Vista são as mais atingidas. Ao todo, desde sábado, dia 26, 49 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil até as 16h30min desta quarta-feira, dia 30.
O nível do Rio Itajaí Açu segue dentro da normalidade, com 2,59m. Quatro pessoas estão desalojadas no momento. As equipes seguem em plantão pelo 199 e em monitoramento de áreas de risco.
Na terça-feira a rua Antonio Schmitz, no Belchior Alto foi obstruída por um deslizamento de terra na via pública, próximo ao Parque Aquático Cascata Carolina e permanece interditada por tempo indeterminado.
Um deslizamento próximo à residência no Belchior Alto deixou uma família desalojada. As quatro pessoas estão na casa de familiares até que seja seguro retornar à residência.
Entre as ocorrências registradas estão deslizamentos, alagamentos em via pública e residências, quedas de árvores, deslocamento de rocha, adensamento de ponte, queda de muro.
Os bairros mais afetados no momento são Margem Esquerda, Figueira, Belchior, Gasparinho, Bela Vista, Santa Terezinha, Sete de Setembro, Gaspar Grande, Arraia D’Ouro e Gaspar Mirim. Das 40 ocorrências registradas até o momento, 13 são no Distrito do Belchior e, do total, 21 são deslizamentos. A previsão é de chuva contínua de moderada a forte até sexta-feira, dia 02.
Em São João Batista
As equipes da Prefeitura Municipal de São João Batista e do Corpo de Bombeiros, auxiliadas por voluntários, seguem atuando no atendimento de casos de emergência/urgência em diversas regiões da cidade. No entanto, devido ao grande número de ocorrências e a situação das vias públicas, não possuem capacidade de atender a todos no tempo adequado. Profissionais de outros municípios, equipados com embarcações, foram acionados ainda durante a madrugada e estão tentando chegar a São João Batista para auxiliar nos resgates.
As aulas nas redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino estarão suspensas nesta quinta-feira. A medida, foi tomada devido ao aumento nos níveis do Rio Tijucas, vale para todas as unidades de ensino e tem como objetivo preservar a segurança dos estudantes.
Em Nova Trento
A Prefeitura de Nova Trento, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta que um trecho da estrada da localidade de Lageado sofreu queda de barreira, ficando em meia pista. A coordenadoria pede atenção dos motoristas pois a estrada dá acesso ao Distrito de Aguti.
Em Luiz Alves
O Governo Municipal de Luiz Alves decidiu suspender as aulas e treinamentos da SEMEC nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, visando garantir a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes do Município.
Com mais de 300mm de chuvas acumuladas nos últimos 4 dias e o alto risco de deslizamentos nas vias municipais, o primeiro passo é garantir que não haja acidentes envolvendo ônibus escolares, que podem apresentar dificuldades de tráfego em algumas regiões. A grande maioria dos estudantes utiliza o transporte municipal, por isso, esta medida se torna necessária.
Os Centros de Educação Infantil do Município mantém seu horário de funcionamento normalmente.
Seguimos acompanhando os avisos da Defesa Civil do Estado e monitorando diversas áreas de Luiz Alves. A Defesa Civil Municipal mantém acompanhamento 24h em seu WhatsApp, atendendo as ocorrências registradas no número (47) 9.9201-2878.
Em Tijucas
Em virtude das más condições do tempo e da dificuldade de deslocamento em algumas localidades do município, a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas suspendeu as aulas do período vespertino desta quinta-feira e também desta sexta-feira (2) em todas as unidades da Rede Municipal.
Os alunos que foram para as escolas nesta manhã (1º) estão com aula normal e a suspensão vale somente para o período da tarde em diante.
Em caso de deslizamentos ou alagamentos ligue para a Defesa Civil através do 191 ou para os Bombeiros pelo 193.
Foto: Divulgação/Reprodução.