Conselho Nacional de Trânsito autoriza aula virtual para formação de condutores
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a autorizar a partir desta quarta-feira(29), a realização de aulas técnico-teóricas para formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da epidemia da Covid-19.
No Brasil funcionam cerca de 14 mil unidades de auto-escolas e geram aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e com essa medida vai garantir o funcionamento das atividades durante o período da pandemia.
Os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a realizar as aulas na modalidade remota quando os alunos inscritos tiverem interesse. O conteúdo programático, a carga horária e a duração deverão seguir os mesmos critérios dos cursos presenciais.
Para realização das aulas, todos os centros de formação deverão atender diversos requisitos de segurança, como a validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e término da aula, monitoramento da permanência na sala virtual e verificação da autenticidade biométrica dos participantes e instrutores. A normativa estabelece ainda que os centros deverão seguir requisitos operacionais, como a qualidade da câmera de pelo menos 720 pixels, além da tolerância mínima de atraso que os alunos poderão ter.
Foto: Reprodução Denatran