Criciúma sitiada: bandidos fortemente armados promovem noite de terror no Sul de SC
Cerca de 30 criminosos aterrorizaram Criciúma, cidade na região Sul de Santa Catarina (SC), na madrugada desta terça-feira (1º), em ação coordenada para roubar uma agência bancária do município. O assalto, considerado de grandes proporções, foi arquitetado e colocado em prática por bandidos fortemente armados com fuzis e explosivos, que sitiaram a cidade e promoveram tiroteios em diversos bairros. Para roubar o banco, a quadrilha usou reféns para bloquear ruas, provocou explosões e incêndios e atirou várias vezes, causando pânico na população. A ação durou cerca de duas horas.
Os primeiros tiros foram registrados por volta da meia noite. Nos vídeos feitos por moradores, que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o barulho do tiroteio. Algumas imagens mostram os criminosos cercando um grupo de funcionários da prefeitura, que depois foi utilizado como refém. Após o ataque, o grupo fugiu em comboio, com alerta ligado, e abandonou, pelo menos, um malote de dinheiro no local. Em algumas gravações, moradores aparecem recolhendo as cédulas do chão.
> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Segundo a Polícia Civil, o grupo incendiou um túnel em Tubarão, que dá acesso a Criciúma, e atacou o Batalhão da Polícia, além de roubar e utilizar um caminhão de lixo para se locomover pela cidade. A quadrilha ainda fez bloqueios com automóveis em vários pontos, para retardar uma ação da Polícia Militar (PM). Duas pessoas ficaram feridas, um policial e um vigilante.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), também usou as redes sociais para orientar os moradores que ficassem em casa. Na postagem, Salvaro comentou que “Criciúma é alvo de um assalto de grandes proporções. Junto às autoridades militares e forças de segurança seguimos monitorando e acompanhando o desenrolar dos fatos. Fiquem em casa”, escreveu no Twitter.
O comandante do 9º Batalhão da Polícia de Criciúma, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, contou que os bandidos sitiaram a cidade e promoveram barricadas na entrada de Criciúma para coordenar a ação. A Polícia Militar acionou o seu Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Tropa de Choque para conter os ladrões, que estavam ‘armados com fuzis, armas longas e explosivos’. “Recebemos imagens de reféns, então é uma quadrilha do crime organizado especializada em assalto a banco. Eles fazem assalto simultâneo e atacam batalhões, como atacaram o 9º BPM”, disse.
Segundo o tenente-coronel José Ivan Schelavi, comandante do BOPE, a quantidade de dinamites seria suficiente para destruir o prédio da agência bancária. Mais de 200 quilos de explosivos foram deixados para trás pelos bandidos. Os artefatos precisaram ser desativados pelo Bope.
Atualização
Alguns veículos já foram localizados em uma roça de milho na comunidade de Nova Veneza. Autoridades policiais seguem investigando a ação. Até o momento, quatro pessoas que recolheram as cédulas deixadas pelos criminosos foram presas.
Fotos: Reprodução / Redes sociais