Cuidados que fazem a diferença
Com o objetivo de chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a pessoa ao sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem um papel fundamental no salvamento de vidas. O socorro começa com as chamadas gratuitas feitas para o número 192, que são recebidas por centrais de regulação e encaminhadas para os mais de 180 pontos de atendimento em todo o País.
Jorge Rafael Schlemper, enfermeiro coordenador do SAMU diz que o serviço é um importante elo dentro de um sistema que luta diariamente contra as injúrias clínicas e traumáticas que acometem os grandes centros. “Em Blumenau, felizmente, o SAMU tem muitas ocorrências com finais felizes. Lembro-me de um caso que, após o acionamento para uma gestante em trabalho de parto, a equipe percebeu que o recém-nascido estava em parada cardiorespiratória, condição extremamente grave. Pouco mais de 30 minutos de reanimação, o bebê apresentou pulsação, permitindo seu transporte ao hospital. Após quatro dias hospitalizado, o bebê recebeu alta e, dias mais tarde, obtivemos a informação de que a criança não teve sequelas. Um verdadeiro milagre”, comenta Schlemper.
Atendimentos
Só no Vale do Itajaí foram contabilizados 29.932 atendimentos no período de março a agosto deste ano. O relatório também condensou o número de atendimentos relacionados à Covid-19 e repetiu as macrorregiões com maior demanda. Foram 7.213 ocorrências de Coronavírus registradas nas Centrais de Regulação. As regiões que mais utilizaram Unidades de Suporte Avançado para tratamento Covid-19 foi a Grande Florianópolis (com 71 atendimentos) e a Foz do Rio Itajaí (com 58 atendimentos). O SAMU também realizou a transferência de 834 pacientes com coronavírus nestes meses.
Trotes
O serviço prestado pelos profissionais do SAMU poderia ser otimizado, porém, ainda existem pessoas que se divertem em passar trotes para o atendimento de emergência. Das quase 30 mil ocorrências atendidas no Vale do Itajaí, 4.201 ligações eram de engano e trotes.
Em todo o Estado, o número de trotes passou de 10 mil. O Meio-Oeste é a macrorregião com o menor número de trotes, enquanto a região de Joinville é a que contabilizou mais registros, cerca de 2,5 mil.
Descaso do Estado
Há cerca de um mês, a equipe do Mesorregional recebeu uma denúncia de que uma viatura do SAMU estava há quatro meses parada no prédio da antiga Secretaria Regional, em Blumenau, por falta de manutenção. A informação que recebemos é que a viatura foi destinada ao reforço do atendimento aos casos de Covid-19, mas, pelo que percebemos, não está em operação, mediante estado em que se encontra.
O portal entrou em contato com a Secretaria do Estado, porém, até o momento, não teve retorno do questionamento que o Mesorregional fez em relação à situação da viatura em questão.
No Brasil
O SAMU conta com serviços de atendimento móvel de urgência em todo o Brasil em mais de dois mil municípios, e funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros e socorristas. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é de que o atendimento móvel atenda mais de 65% da população brasileira.
Implantado em 2003 pelo Ministério da Saúde, o SAMU é um dos serviços disponíveis na Política Nacional de Atenção às Urgências do ministério. Além de ambulâncias, e motos, lanchas e helicópteros também são utilizados para socorrer quem precisa de atendimento de urgência, mesmo nos locais onde é difícil acesso.
*com informações site SAMU SC
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional