Dê sua mão para apoiar o José
O aposentado José Carlos de Paula, conhecido também por muito como Zeca morador do bairro Itoupavazinha, em Blumenau, recebeu, nos últimos dias, um diagnóstico de extrema urgência: ele descobriu ser portador de fibrose pulmonar, doença que causa sintomas complicados, como tosses, cansaço extremo e dificuldade para respirar. Além disso, a doença é degenerativa e incurável. A esperança do José agora é conseguir entrar na fila para receber um transplante de pulmão, um procedimento complexo que está restrito a algumas cidades do país, como São Paulo e Porto Alegre.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Até que isso ocorra, há muita burocracia e inúmeras dificuldades envolvidas. Há um medicamento que pode dar ao paciente da fibrose pulmonar uma qualidade de vida mais humana: o Ofev. O problema é que o Sistema Único de Saúde (SUS), não fornece esse medicamento e também não há outros medicamentos equivalentes que tragam o mesmo resultado no alívio dos sintomas. Cada caixa do Ofev, contendo 60 comprimidos, que dura para um mês de tratamento, custa em torno de 20 mil reais (ACESSE O LINK). A família de José, sem condições de conseguir comprar o medicamento do próprio bolso (como 99% dos brasileiros), está entrando com um processo na justiça para conseguir do governo a medicação que lhe trará um pouco de alívio enquanto espera pelo transplante.
Até que o processo judicial finalize (de forma positiva, espera-se), e dentro desse cenário preocupante para a família e os amigos de José, foi dado início a uma campanha de apoio que visa obter recursos para a compra das primeiras caixas do medicamento, pois quanto antes começar a recebê-lo, mais tempo terá para permanecer na fila e conseguir um pulmão. Além do remédio, há os custos do próprio processo judicial e, mais tarde, os custos para a realização de exames complementares em Florianópolis e, finalmente, os custos para translado e até mesmo moradia temporária em uma das cidades que estão aptas a realizar o transplante. Lembrando que José ainda não está na fila, e precisará passar por algumas etapas burocráticas para que seja oficialmente incluído nela. O tempo é muito importante nesse processo todo.
Faça sua doação:
PIX TELEFONE: 47933001197 – Cooperativa Viacredi: Agência: 0101 – Conta: 3719464
Foto: Divulgação/Redes sociais