Defesa Civil de Rio do Sul alerta sobre risco de enchente
A Defesa Civil de Rio do Sul anunciou que, por causa da chuva volumosa que caiu na região da bacia dos rios que formam o Itajaí-Açu no final de semana, e com base na previsão para este domingo (7), há uma previsão de que o nível atinja os 8 metros. A cota de atenção no município está em 8,5 metros, que deve deixar os moradores de sobreaviso caso a situação se altere. Novos comunicados podem ser emitidos a qualquer momento.
O volume de chuva nos últimos dias já superou os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, que são regiões que contribuem com a bacia do rio local. A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas. Já a estrutura em Ituporanga está com as comportas em manutenção e quatro delas permanecem abertas.
A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas baixas na cidade, que costumam ser afetadas com o rio em 8 metros, providenciem a retirada dos pertences. Seis abrigos podem ser abertos ao longo da tarde deste domingo para atender as famílias que não tem para onde ir, dependendo da demanda.
O plantão da Defesa Civil permanecerá ativo, com o telefone 199 disponível para ligações em situações de emergência. A comunidade precisa também ficar atenta ao risco de deslizamentos de terra, queda de barreira ou rachaduras em terrenos ou paredes. Toda atenção é necessária e em caso de urgência, deve ser feito o informe à Defesa Civil e a saída do imóvel.
Abrigos a serem abertos, dependendo da demanda
- Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – capela São Sebastião
- Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
- Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
- Salão do Lions Clube, no bairro Progresso
- Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras
- Salão da comunidade Evangélica Luterana