Defesa Civil de Rio do Sul modifica cotas de inundações por possibilidade de mais chuva essa semana
A Defesa Civil de Rio do Sul antecipa-se às previsões climáticas, ajustando as cotas de inundação para 12 metros e as de atenção para 13 metros. Essa medida é uma resposta à expectativa de chuvas consideráveis, previstas entre 80 a 150 milímetros a partir de quarta-feira (22), gerando preocupação com o possível aumento do nível do rio Itajaí-Açu.
Apesar da previsão de redução gradual do nível do rio até quarta-feira, a situação das barragens de Ituporanga e Taió, já com capacidade comprometida, intensifica o alerta. O prefeito José Thomé (PSD) enfatizou a possibilidade de uma nova elevação do rio e, portanto, orienta que, por prudência, as pessoas evitem retornar com equipamentos ou móveis às casas ou empresas, mesmo durante os processos de limpeza.
A prefeitura de Rio do Sul não terá atendimento ao público nesta segunda-feira (20), devido à necessidade de limpeza e organização do primeiro piso do prédio central da prefeitura, afetado pela enchente. O cabeamento de internet também foi danificado, impossibilitando o acesso aos sistemas, inclusive nas secretarias do segundo piso.
Em relação à coleta de lixo, esta segunda-feira (20) terá atendimento excepcional em determinadas regiões, adaptando-se à capacidade dos veículos e demanda. Os 21 abrigos em funcionamento para atendimento aos desabrigados também terão a coleta de lixo.
A recomendação da Defesa Civil é clara: os entulhos gerados pela enchente devem ser depositados na área das ruas, facilitando o trabalho das máquinas na remoção mais ágil do material. O depósito nas calçadas torna o recolhimento mais lento, já que depende do apoio de pessoas.
Foto: Roberto Zacaria / Secom