Deputado estadual de Santa Catarina divulga foto com agressor de Maria da Penha
Maria da Penha é o nome popular da Lei 11.340/06, um símbolo internacional da luta contra a violência doméstica, em especial contra as mulheres. Ela – Maria da Penha Maia Fernandes – tem esse atributo, justamente por ter lutado contra a covardia que ela mesma sofreu, e para que houvesse justiça, já que foi baleada nas costas enquanto dormia, o que a tornou paraplégica. O autor do crime, antes desse ato brutal já havia cometido outros gestos de violência.
O agressor é o colombiano – naturalizado brasileiro após o casamento com Maria da Penha – Marco Antonio Heredia Viveros, que foi recebido no gabinete do deputado estadual bolsonarista, Jessé Lopes (PSL-SC) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Jessé inclusive, fez questão de dar publicidade à visita e hoje postou em seu stories no Instagram a foto com o condenado duas vezes por tentativa de homicídio, afirmando que o agressor “contou sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil” e que “Sua história é no mínimo intrigante.”
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
A publicação, com a foto dos dois juntos, com sorrisos “tímidos” gerou revolta generalizada na internet e Jessé. O stories ainda permanece no Instagram do deputado, até o fechamento desta matéria (21h50min) porém ainda circula a cópia da tela de um tweet, que também seria de sua autoria dizendo “Os militontos estão indignados com a visita do ex-esposo da Maria da Penha em meu Gabinete. Os berros e xingamentos desse pessoal só me fazem acreditar que há uma “verdade sufocada” por trás disso tudo. Enquanto isso, Eliza Matsunaga é defendida pela trup.” Porém essa publicação não está no ar. Segundo a assessoria, foi removida pelo próprio deputado por conta do grande número de comentários ofensivos a ele na rede social.
As posturas do parlamentar sempre foram bastante polêmicas, mas dessa vez a repercussão foi extremamente rápida e negativa. Veículos de comunicação de expressão nacional já publicaram sobre o assunto, por conta disso o Messorregional fez contato com a assessoria do deputado, que nos retornou com a seguinte Nota:
EX- MARIDO DA MARIA DA PENHA, VISITOU MEU GABINETE
Na data de hoje, dia 31 de agosto de 2021, fui surpreendido em meu gabinete com a visita do Sr. Marco Antônio Heredita Viveros que é publicamente conhecido por ter sido condenado criminalmente pelas agressões cometidas contra a Sra. Maria da Penha.
- Na ocasião, ele expôs que o inquérito policial, em primeiro momento, foi confeccionado de modo a apontar a materialidade do assalto ocorrido em sua residência. Contudo, após a descoberta da carta de infidelidade, o inquérito policial teria tomado outro rumo. Segundo me relatou, tudo isso está comprovado no primeiro inquérito policial e teria sido escrito por ele, na época dos fatos, em um livro.
- Diante da versão relatada, solicitei documentos oficiais que comprovassem os fatos revelados. Já me encaminharam alguns documentos, os quais, irei analisar, primeiramente, por questão de curiosidade.
- Não pretendo tomar partido, mas sim, apenas conhecer os eventuais fatos que possam ter sido omitidos nessa história. Para variar, a esquerdalhada já quer me cancelar antes mesmo de eu emitir uma opinião sobre o assunto.
- Seu relato, que já consta transcrito em seu livro, é no mínimo intrigante.