DestaquesGeral

Descaso: pitbull é abandonado em frente de creches de Blumenau e nenhum órgão público soluciona caso

Um pitbull foi deixado de forma extremamente desumana por um homem por volta da das 3h da madrugada desta terça-feira (13) na Rua José Fischer, no bairro Escola Agrícola, onde é concentrado o atendimento de moradores em situação de rua de toda Blumenau. Nas esquinas da rua, que é transversal da Rua Benjamin Constant, funcionam duas creches, sendo que foi justamente no portão de uma delas que o cão ficou amarrado em um curto pedaço de fita de nylon.

A situação assustou a todos que chegavam para deixar seus pequenos nas unidades de educação infantil, incluindo diretoras e professoras e a Polícia Militar foi acionada por volta das 7h da manhã, momento em que confirmou a situação e buscou órgãos municipais afim de uma solução e destino para o animal. Até mesmo a Polícia Civil foi acionada, tendo em vista o recente anúncio da nova Delegacia na cidade, especializada em maus tratos de animais, questões ambientais e crimes de trânsito.

Até o final da manhã o nenhum órgão se prontificou em dar um destino para cachorro, que foi enviado pela nossa equipe a um lar temporário, por volta do meio-dia, mas que a tutora não pode permanecer com ele por conta do porte. O cão é jovem e saudável, bastante ativo e precisa de companhia. Caso você tenha condições e pode adota-lo ainda que temporariamente, ou então tem conhecimento do proprietário dele, entre em contato conosco através do WhatsApp (47) 99699-9854.

Fotos: Wellington Civiero Ferreira / Mesorregional

Resposta da Prefeitura de Blumenau

Às 17h05min a Secretaria de Meio Ambiente emitiu uma resposta ás indagações do Mesorregional, informando que não faz recolhimento de animais em situação de abandono, já que a cidade não possui canil público. A nota não menciona qualquer preocupação com a situação do cão ter sido amarrado em frente às duas creches. Confira na íntegra:

“A Secretaria de Meio Ambiente responsável pela política de Bem Estar Animal na cidade de Blumenau, realiza esta com atendimento médico veterinário a animais errantes, castrações, e programa de educação em saúde através da gerência do CEPREAD, e fiscalização de maus tratos a animais domésticos através da gerência de fiscalização ambiental. Todos estes serviços são amparados pela lei 1054/2016 de Blumenau, a qual estabelece os trabalhos a serem seguidos. A secretaria não realiza recolhimento de animais abandonados por não se tratar de canil público, mas sim, um setor de passagem para a recuperação do animal errante com agravo ou vítima de maus tratos e disponibilização para adoção. Em casos de conhecimento do tutor do animal abandonado realizar denúncia na Ouvidoria do município através do 156 opção 1 e/ou Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil, para investigação.”

error: Conteúdo Protegido !!