Desemprego tem menor taxa para fevereiro desde 2014
A ocupação no Brasil registra recorde de carteiras assinadas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28), os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) referente ao trimestre encerrado em fevereiro. A taxa de desocupação foi de 6,8%, 0,7 ponto percentual acima do trimestre anterior, mas menor para um fevereiro desde 2014, quando também alcançou 6,8%.
No período, o número de pessoas sem trabalho atingiu 7,5 milhões, uma elevação de 10,4% em comparação ao trimestre anterior. No entanto, o contingente representa uma queda de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando melhora no cenário anual.
A taxa de informalidade foi reduzida para 38,1%, correspondendo a 39,1 milhões de trabalhadores informais. Apesar disso, o mercado formal atingiu um recorde histórico de carteiras assinadas, totalizando 39,6 milhões de contratos ativos, o maior volume desde o início da série em 2012. Em comparação ao ano anterior, foram 1,6 milhões de trabalhadores a mais (+4,1%) com vínculo formal.
Setores em foco
Entre os dez grupos de atividade analisados, três apresentaram redução no número de ocupados. Construção teve um recuo de 4% (-310 mil pessoas), serviços domésticos diminuíram 4,8% (-290 mil pessoas) e administração pública, educação e saúde registraram uma queda de 2,5% (-468 mil pessoas), atribuída ao término de vínculos temporários.
A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que a elevação na desocupação é sazonal, influenciada pela transição do final de ano para os primeiros meses. “Esse movimento de queda na ocupação é esperado nesse período”, afirma. Ela descarta, por ora, relação direta entre os dados e efeitos recessivos da taxa de juros.
A população ocupada no Brasil atingiu 102,7 milhões no trimestre, redução de 1,2% em relação ao período anterior (1,2 milhão de pessoas a menos), mas um aumento de 2,4% em comparação ao mesmo período de 2024 (+2,4 milhões de pessoas).
Segundo informações do veículo, Agência Brasil.
Foto: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil
