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Desigualdade de gênero e raça até quando?

Conversei com a criadora da página fictícia A Poeteira. O que ela tem a dizer é surpreendente!

Duas das mais comuns e injustas desigualdades estão relacionadas com o gênero, onde as mulheres estão em desvantagens em comparação aos homens em diversos aspectos da vida e em todos os países; e de raça, onde os negros por inúmeras gerações estiveram na condição de escravos ou foram segregados e discrimnados na forma de “apartheid”, como aconteceu no Brasil, nos EUA e na África do Sul.

Por mais que as sociedades tenham passado por mudanças e transformações políticas, econômicas e sociais, as marcas dessas desigualdades, ao lado da desigualdade de salário, de renda, de oportunidades e de propriedade, determinam o perfil de classe e estamentos nessas sociedades.

De outro lado, a desigualdade, no caso de gênero e raça também estão diretamente associadas com os níveis de violência contra as mulheres e as pessoas negras e pardas.

Foto Cottonbro

“Criei a página A Poeteira no intuito de ser uma mistura de entretenimento com autoajuda, que cria um equilíbrio de brincadeiras e descontração entre homens e mulheres. Tentando sempre criar postagens com conteúdo motivacional e isso faz com que muita gente me busque no direct para desabafar, pois se identificam com que posto.”

Muito tem se discutido sobre o impacto do uso das mídias sociais na saúde emocional da população. Dentre as principais preocupações estão o aumento da solidão, já que as interações passam a acontecer com maior frequência pela internet, e o aumento do índice de depressão, pois, supostamente, há o aumento da sensação de isolamento e os indivíduos passam a comparar as suas vidas com as de outras pessoas com base, muitas vezes, em imagens enganosas e que transmitem uma felicidade constante em que não há espaço para a tristeza.

“Recebo inúmeras mensagens diariamente de pessoas contando segredos. Muitas fotos de mulheres e homens querendo mostrar seu corpo na intenção de provar que tem um bom corpo. São pessoas em busca de aprovações. É triste ver a frustração deles na internet, são necessitados de atenção e aprovações.”

Foto Ketut Subiyanto

No Brasil, as mídias sociais mais utilizadas pela população são o Youtube, com 95% do acesso, o Facebook, com 90%, seguido pelo WhatsApp com 89% e pelo Instagram, com 71%.  Já a pesquisa feita pela TIC Kids Online Brasil aponta que crianças de 6 anos já começam a criar perfis nas mídias sociais e que 90% dos jovens entre 9 e 17 anos de idade possuem, ao menos, um perfil em rede social. 

Nunca desista – nuncanuncanuncanunca, em nada grande ou pequeno, grande ou mesquinho, nunca ceda exceto a convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força; nunca ceder ao poder aparentemente esmagador do inimigo. – Winston Churchill”

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