Dia das Mães movimenta mercado de flores brasileiro; data representa 16% das vendas anuais
Pretende presentear a sua mãe com flores neste Dia das Mães? O setor da floricultura nacional já está se movimentando para incrementar as vendas de flores e plantas ornamentais para a data. Afinal, as flores são um dos poucos presentes capazes de agregar carinho, amor e, principalmente, emoção. Escolher uma flor que se identifique com cada mãe, seja pela beleza, exotismo, cor, textura ou perfume, pode ser um grande diferencial para homenagear aquela que espera ser lembrada pelos filhos no seu dia.
“O mercado de flores e plantas está cada vez mais diversificado. Os produtores investem muito para trazer novidades em variedades e em produtos cada vez mais bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Para se ter uma ideia, estão disponíveis para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades. Hoje, encontramos flores para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Buscar um diferencial neste presente está mais fácil do que nunca”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
Para o diretor de Comunicação e Marketing do Instituto, Renato Opitz, o produtor também vem se preocupando com a apresentação dos produtos, investindo não apenas na qualidade das flores e plantas que oferta a todo o país, como, em embalagens cada vez mais decorativas e alusiva às datas comemorativas. “Essa preocupação é um importante detalhe que agrega muito valor ao produto final”, diz.
A campanha idealizada pelo Ibraflor, por exemplo, tem como slogan “Presenteie com flores e plantas para celebrar o amor que cresce e floresce a cada dia” e foi disponibilizada para ser usada nas redes sociais e nos pontos de venda por todos os elos da cadeia da floricultura, do produtor ao lojista. A mesma linha segue a campanha da Cooperativa Veiling Holambra, com cerca de 400 produtores associados, que procura o fortalecimento entre mãe e filho por meio do cuidado com as plantas: “O cuidado presente em todos os momentos”.
A campanha da CVH faz a conexão entre o eterno cuidado maternal e o cuidado com as plantas para retratar o fortalecimento dessa relação, do teste de gravidez até a adolescência. Para a demonstração de amor e afeto ao presentear com flores, vídeos, disponíveis em 30 e em e 60 segundos, também representam esse cuidado e a presença alegre das flores e plantas em diversas fases da maternidade. Para impulsionar o comércio, foram produzidos também banners e cartazes para os pontos de venda com produtos das três categorias: flores de corte e em vaso e plantas ornamentais.
Também a Cooperflora, que agrega cerca de 100 produtores, foca a sua campanha na emoção. “O mundo é melhor pelos olhos dela. Cultive o amor daquela que sempre nos compreende com apenas um olhar. Dê flores nesta data tão especial. Feliz Dia das Mães”. Para a data, a Cooperativa trabalhará, em especial, a divulgação de tulipas e azaléas em vaso, rosas coloridas, girassol, cravo e cravo-spray.
Mercado de flores, plantas ornamentais e acessórios para floricultura e decoração do Circuito das Flores, na região de Holambra, o Ceaflor está bastante confiante neste que será o seu primeiro Dia das Mães totalmente livre dos efeitos da era covid. O complexo comercial que abriu as portas em setembro de 2019, e atualmente reúne 947 boxes de produtos diversos, ampliará o período de funcionamento do mercado, entre 27 de abril e 13 de maio, com os portões sendo abertos aos clientes – atacadistas e varejistas – a partir das 4 horas da manhã, duas horas antes do horário habitual.
“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães, a data que, por ser sempre muito aquecida, representa o “Natal” do setor de flores e plantas ornamentais. Eles estão todos prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.
Ações
A região Nordeste inova ao colocar cactos e suculentas junto a outros produtos, em arranjos, como orquídeas, por exemplo. A Ceasa Campinas e a Aproccamp promoverão um evento voltado ao consumidor final, com o intuito de atrair público para o sábado que antecede a data, dia 13 de maio, das 8h às 14h, com algumas atrações, como música ao vivo, brinquedos infláveis para as crianças, sorteios, brindes e distribuição de pipocas.
O entreposto está otimista, mas aguarda os resultados, já que as vendas comecem cerca de 15 dias ates da data. “Seguindo o histórico dos últimos anos, as flores mais comercializadas para a data são as rosas, violetas, kalanchoe, calandiva, begônias e orquídeas. No último ano tivemos também um crescimento discreto nas vendas de lírios e azaleias”, informa Tiago de Azevedo Alves, gerente administrativo da Aproccamp – Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas.
Fotos: Ceaflor/Divulgação.