Documentário contando história de Blumenau será lançado no dia 27 de abril
Sétima arte, o rio, o remo e a cidade. No dia 27 de abril, Blumenau recebe o lançamento do documentário Blumenau(ta): a Cidade Começa no Rio. O filme, que conta a história do município de Blumenau a partir do Rio Itajaí-Açu e mostra parte da história do Clube Náutico América, será apresentado ao público às 19h, no deck do Museu da Cerveja. A entrada é gratuita e as inscrições são pelo formulário online https://abre.ai/eventoblumenauta – com vagas limitadas.
“A história da fundação da Blumenau e do Clube de Remo se misturam por compartilharem o mesmo espaço físico: a curva do rio – onde funcionou o primeiro porto fluvial de Blumenau e hoje está localizado o Edifício América e também o centro de treinamento do clube”, explica a coordenadora do projeto e arquiteta, Amanda Tiedt.
O filme, com duração de 45 minutos, conta com as participações de: Agobar Fagundes Júnior, Anna Kofke, Charles Schwanke, Felix Theis, Giulia Renata, Helena Beatriz Ewald, James Schwanke, Lavínia Nagel Pacheco, Márcia Keunecke, Odair Sasse, Patricia Schwanke, Patrick Thomsen, Raquel Ewald, Roque Zimmermann, Sueli Maria Vanzuita Petry e Walfrid Zimmermann (vulgo Índio). Conta ainda com direção geral da jornalista Marta Brod; pesquisa de Maria Eduarda Boaventura; roteiros de Marta Brod, Amanda Tiedt e Maria Eduarda Boaventura; captação de imagens de Guilherme Krug e Roberto Butzke Jantsch; captação de imagens aéreas de Luz Filmes; direção de fotografia de Guilherme Krug e Roberto Butzke Jantsch; edição e montagem de Guilherme Krug; edição e animações de Roberto Butzke Jantsch; narração (o rio) de Claudia Lange; tradução em LIBRAS de Cynthia Philippi; e produção geral de Amanda Tiedt e Maria Eduarda Boaventura.
“Produzir esse documentário foi muito significativo e emocionante para a equipe, entrevistados, e todos que em algum momento se conectaram com o propósito de contar a vida de uma cidade a partir da perspectiva do rio”, complementa Amanda. “Quando falamos de memórias, as emoções tomam conta e nos fazem transbordar. É isso que o público pode esperar: poesia, emoção, histórias inéditas e entrevistas que nos provocam a refletir sobre o passado e imaginar outras possibilidades de futuro para o rio, o remo e a cidade”, acrescenta. “Nós queremos transformar o evento de lançamento do Blumenau(ta) numa grande experiência para o público também: com sessão de cinema ao ar livre, pipoca e vista pro rio, e outras surpresas que estamos preparando”, celebra a arquiteta.
O Projeto Blumenau(ta): a Cidade Começa no Rio, da proponente Amanda Persuhn Tiedt, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no Prêmio Herbert Holetz. Como contrapartida social, o filme será exibido no dia 16 de maio, no Pró Família, em evento fechado para o grupo da terceira idade. Além de mais quatro sessões em duas escolas de Blumenau, com local e data a serem divulgados em breve pela rede social do projeto. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/blumenauta
Fotos: Acervo Blumenau(ta)/Roberto Butzke Jantsch/Acervo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva (capa).