Dois cruzeiros atracam em Itajaí e turismo segue aquecido na cidade
A manhã deste domingo (19) foi movimentada no porto de Itajaí, com a atracação de dois cruzeiros marítimos: o MSC Armonia, que já estava no local desde o sábado, e o Costa Diadema, que chegou por volta das 6h. Com essas novas paradas, a cidade já contabiliza 13 navios recebidos durante a temporada 2024/2025, atraindo mais de 68 mil passageiros até o momento.
Os dados são da Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, que acompanha o impacto do setor no município. De acordo com o secretário Ronaldo Jansson Júnior, os turistas que desembarcam são recepcionados no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, onde iniciam um roteiro turístico pelas principais atrações e belezas naturais da região.
Mais de 7 mil passageiros desembarcaram neste fim de semana
O MSC Armonia trouxe a bordo 2,5 mil passageiros e 700 tripulantes, vindo de Paranaguá (PR) e seguindo para Punta del Este, no Uruguai. Já o Costa Diadema desembarcou 4,8 mil turistas e 1,2 mil tripulantes, tendo partido de Santos (SP) com destino a Montevidéu, também no Uruguai. Ambos os navios devem deixar Itajaí ainda neste domingo.
O próximo navio esperado na cidade é o Seven Seas Splendor, um cruzeiro de luxo que deve atracar na manhã de quarta-feira (22), trazendo 700 passageiros e 550 tripulantes. Já no fim de semana dos dias 25 e 26, o MSC Armonia e o Costa Diadema retornam ao porto itajaiense.
Impacto econômico
Além de ser um importante ponto de escala, Itajaí se destaca por funcionar também como ponto de embarque e desembarque de passageiros, aumentando o impacto econômico no município. Segundo dados da Associação Nacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), durante a temporada 2023/2024, cada cruzeirista gerou um impacto médio de R$ 877 nos pontos de embarque e desembarque. Em contrapartida, nas cidades onde os navios fazem apenas escala, o impacto foi de R$ 668,90.
Na manhã deste domingo, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Itajaí, Secretaria de Turismo, CLIA Brasil e JBS Terminais garantiu a atracação do segundo cruzeiro marítimo no porto. Até o fim da temporada, em 14 de abril de 2025, estão previstas a chegada de mais 26 navios, totalizando um fluxo estimado de 154,6 mil turistas na cidade.