Eleições em Blumenau: amadorismo evidencia baixarias através da política
As eleições ainda sequer começaram, mas os eleitores já sabem que, assim como em diversos pleitos do passado, as baixarias irão acontecer. Em Blumenau, isso já está se evidenciando de forma mais do que amadora.
Uma discussão que teve como personagens principais os vereadores Ito de Souza (PL) e Tuca Santos (Novo) trouxe à tona o compartilhamento de postagens de um blog recém-criado na cidade. O autor, que se intitula “jornalista”, tem divulgado conteúdos preconceituosos e totalmente tendenciosos. Como já apontou o colega Alexandre Gonçalves do Informe Blumenau: “O blog em questão não faz jornalismo, é um panfleto digital que defende claramente um lado ao combater outro, com interesses partidários eleitorais.”
O proprietário do blog em questão é natural do Pará e já foi candidato a vereador pelo Podemos em 2020, em uma cidade com mais de 174 mil eleitores, mas obteve apenas 20 votos. Agora em Blumenau, ele aparece em fotos com integrantes do partido NOVO, e suas postagens focam em atacar a atual gestão municipal e aliados do prefeito Mario Hildebrandt (PL), fazendo uma verdadeira “salada de frutas”, mas somente com quem é pré-candidato no pleito municipal deste ano.
Para você entender: vereadores como Ito, César Campesatto e Jovino Cardoso foram postos em imagens na matéria, assim como o deputado Egídio Ferri e Hildebrandt, sendo que eles não possuem nenhum poder de intervenção no edital que proporcionou o evento.
Em suas redes sociais, agora fechadas, o autor do blog se intitula também como “SEO de marketing de conteúdo e em Inteligência Artificial”. No entanto, tudo o que podemos observar até agora é que tudo tem sido assinado com a caneta do amadorismo e compartilhado justamente por integrantes do NOVO, que pregam um discurso contrário à “velha política”.
O Mesorregional fez contato com a assessoria de comunicação do NOVO e com o vereador Tuca Santos. Nosso contato foi por volta das 18h, mas até o fechamento desta matéria (23h), não obtivemos um retorno sobre qual o posicionamento do partido em relação a esse tipo de comportamento dos seus filiados, uns que compartilham e outros que defendem conteúdos ofensivos e tendenciosos.
Tuca nos retornou depois das 22h e afirmou que apesar de ter compartilhado o conteúdo do blog – que depois da reportagem do Informe Blumenau removeu a postagem, mas manteve outros conteúdos com foto montagens – afirmou que não tem contato com os autores dos conteúdos. “A minha fiscalização nada tem haver com esse pessoal. O Novo já falou com os pré-candidatos que o partido não possui essa prática, reprova, inclusive.” enfatizou Emmanuel Tuca.
Apesar da exclusão do conteúdo, a postagem foi compartilhada e a exclusão demonstra que nem mesmo o autor tem capacidade de defender o que posta, apesar de ter mantido postagens que podem ser até mesmo consideradas como intolerância religiosa. Infelizmente este tipo de ação prejudica o Estado Democrático de Direito, pois acaba elevando a intenção aos que buscam calar todas as vozes. Que tenhamos uma eleição limpa!
Confira o vídeo do debate entre os vereadores:
Imagem: Reprodução / TVL