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Em Blumenau, negócio local de moda sustentável se mantém firme durante a pandemia

Uma insatisfação a respeito do que via sobre a indústria têxtil impulsionou Vanessa Denise Barth Caravalho, de 23 anos, a criar o seu próprio negócio no ramo da moda sustentável em Blumenau. Descontente com o acúmulo de roupas que tinha em casa e preocupada com questões ambientais, a acadêmica de Moda decidiu fazer um bazar com roupas suas, de sua mãe e de uma amiga – ideia que mais tarde veio a se tornar a Mundo Barth Moda Sustentável.

Após aquele bazar, em 2017, Vanessa começou a interagir nas redes sociais, sem pretenção, até que, no início de 2018, percebeu que poderia fazer disso um empreendimento. O público alvo: mulheres jovens que já têm alguma ideia sobre o que é a moda sustentável e que desejam colocar isso em prática.

O espaço físico, localizado na Rua Almirante Barroso, nº 1424, bairro Vila Nova, ficou cerca de três semanas sem abrir as portas por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, o site da Mundo Barth foi lançado alguns dias antes do início da quarentena e tem sido essencial. “Confesso que nós ficamos bem aflitos, como todos ficaram, relacionado à saúde, à economia, o próprio negócio […], mas creio que o ‘online’ foi a nossa salvação“, conta Vanessa ao Mesorregional. Portanto, a atenção aos clientes durante esse período é fundamental, conforme diz a jovem: “eu trabalhava até algumas horas a mais pra deixar tudo alinhado, tudo explicado, e responder cada cliente com a maior atenção possível“.

Para a empreendedora, foi perceptível a mudança na maneira como as pessoas consomem. “Muitas das minhas clientes estão em home office e elas compram muito pelo site e colocam como entrega a opção de motoboy. Isso tem acontecido bastante, ou até mesmo elas compram e colocam para retirar em loja, e eu faço algo que eu chamo de ‘sacolinha’. As clientes vão comprando peças e eu vou guardando no nicho da cliente, até ela se sentir confortável ou de buscar ou de pagar o frete para envio“, explica.

Após as semanas de portas fechadas por conta da quarentena, a loja reabriu seguindo todas as medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus. Vanessa Barth acredita que a pandemia acabou afetando positivamente o seu negócio. “Eu não tive um aumento de faturamento, mas o meu faturamento se manteve equilibrado relacionado aos meses anteriores“, diz.

A jovem empreendedora conta que planeja expandir o seu negócio após a pandemia, com melhorias no site em relação a experiência do usuário no e-commerce, investimentos em Google Ads e ferramentas eletrônicas para melhorar também a experiência das clientes que vão até o espaço físico. A ideia, segundo Vanessa, é que as clientes não vejam a Mundo Barth como um brechó, mas sim como uma nova experiência de consumo, saudável tanto para si quanto para o meio ambiente.

Outro objetivo pós-pandemia é realizar a inuaguração do novo espaço, pois antes da quarentena a Mundo Barth havia mudado para uma sala maior no mesmo endereço. “Quando a pandemia chegou, quando o decreto chegou à Santa Catarina, faltava cerca de duas semanas pra eu fazer a inauguração do meu novo espaço. […] Foi bem frustrante aceitar essa ideia de que eu não iria fazer nada de especial, que pra mim como uma pequena empreendedora era uma grande conquista“, finaliza.

Foto: Divulgação / Mundo Barth
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