Empreendedorismo|Programa Conecta AMVE fortalece ações de conexão em Gaspar
No dia 3 de maio, Gaspar vai receber o primeiro evento organizado pelo grupo de Embaixadores do Centro de Inovação Blumenau (CIB). A partir das 19h, o encontro no IFSC – Gaspar, pretende apresentar e aprofundar o programa e a relação com a Rede Catarinense de Centros de Inovação. “Será o momento para a comunidade conhecer como pode ser beneficiada incorporando o empreendedorismo no processo de aprendizagem, fomentando startups e apoiando leis de incentivo fiscais e tributários para empresas que aderirem a projetos de contribuição social”, explica Douglas Junkes, um dos embaixadores.
O evento é gratuito e vai acontecer no auditório do IFSC – Campus de Gaspar. Podem participar empreendedores, empresários, representantes do poder público e estudantes. “O foco é a apresentação de como funciona o programa Conecta AMVE e as principais ações de conexão”, destaca o presidente do Instituto Gene, Udo Schroeder.
O programa Conecta AMVE é uma iniciativa do Instituto Gene, entidade gestora do CIB, que visa expandir as ações da instituição para todas as cidades da região, por meio dos chamados “embaixadores”. Gaspar foi a segunda cidade a receber a cerimônia de nomeação: foi no dia 21 de setembro com a formalização de 6 representantes. “O primeiro contato oficial que tivemos com o CIB foi na metade do ano de 2022, por intermédio do núcleo de inovação da Ampe Gaspar e Ilhota, algo que possibilitou esta trajetória em comum que estamos traçando”, relembra Douglas.
Atualmente, o Conecta AMVE já avançou e contempla quatro cidades da região: Timbó, Gaspar, Indaial e Pomerode, somando 20 representantes. A meta, segundo o presidente do Gene, é contemplar as 11 cidades de abrangência da região da AMVE até o final do ano. O grupo de embaixadores tem algumas premissas importantes como a busca pela ativação do ecossistema de inovação, criação de uma cultura inovadora e empreendedora, bem como, na busca por gerar e escalar negócios inovadores além de ajudar empresas estabelecidas a inovar. Os representantes, que atuam de forma voluntária, precisam representar a chamada quádrupla hélice, ou seja, serem representantes de quatro setores diferentes: setor público, academia, setor privado e comunidade. A nomeação dos embaixadores se dá por meio do programa “Conecta AMVE”. Assim que nomeados, os embaixadores assumem o compromisso de atuar ativamente no engajamento da comunidade, auxiliando na divulgação das ações promovidas pelo ecossistema.
O Centro de Inovação Blumenau
O Centro de Inovação Blumenau integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação composta por 15 centros espalhados por todo o estado de Santa Catarina. O prédio, com sede em Blumenau, conta atualmente com 39 empresas conectadas diretamente, incluindo as 13 startups que participam do Programa de Incubação. Desde a inauguração, em 17 de dezembro de 2020, o CIB é o hub de inovação e conexão da região da AMVE, além de ter sua gestão reconhecida em todo o estado. A atuação constante na organização e parceria com outras instituições resultou, só no último ano, na realização de 3.500 horas de eventos, impactando mais de 30 mil pessoas em toda a região.
Foto: Divulgação.