DestaquesGeral

Enchente em Brusque: Rio Itajaí Mirim sai da calha e já causa alagamentos

As chuvas intensas das últimas 24 horas em Santa Catarina causaram um aumento significativo no nível do rio Itajaí Mirim em Brusque, que já atingiu 7,10 metros (medição de 1h) e transbordou. A Defesa Civil de Brusque alerta que o rio saiu da calha, causando alagamentos em várias regiões da cidade.

As áreas mais afetadas incluem os bairros Ema II e Santa Mônica, no Limoeiro, além de São Luiz, Steffen, Bateas, Santa Rita, Santa Terezinha, e Limoeiro. O túnel do Terminal Urbano e o cruzamento com a rua Moritz Germano Hoffmann também estão sendo impactados, junto com as avenidas beira-rio, onde o rio já transbordou.

Além dos alagamentos, a cidade enfrenta problemas no abastecimento de água. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informou que a turbidez (resíduos sólidos) na água bruta aumentou consideravelmente devido às chuvas em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos. Por isso, será necessário reduzir o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por 85% do abastecimento da cidade.

As ETAs do Zantão, Santa Luzia e Volta Grande também estão enfrentando instabilidade no tratamento de água durante todo o dia devido à alta turbidez.

A Defesa Civil continua monitorando a situação e está disponível para emergências através do telefone 199. A Prefeitura orienta que população deve permanecer alerta e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.

Foto: Divulgação / PMB

error: Conteúdo Protegido !!