Enem dos professores: MEC lança concurso unificado para seleção de professores em todo o país
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de uma prova unificada, chamada informalmente de Enem dos professores, para auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as escolas públicas. A adesão ao concurso será opcional, permitindo que cada ente federado escolha se deseja utilizar a nova avaliação, ou se prefere manter suas próprias seleções.
Essa nova prova unificada faz parte de um pacote de ações voltadas para a valorização dos professores da educação básica. Outra medida prevista no pacote é o “Pé-de-Meia” para licenciaturas, que oferecerá bolsas para estudantes que ingressarem em cursos de formação docente.
Durante as reuniões do G20 em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o lançamento oficial das medidas deverá ocorrer em novembro. O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, explicou que a prova do Enem dos professores pretende facilitar o processo de avaliação em regiões com dificuldades de organização de concursos, especialmente em municípios pequenos. Segundo Barchini, a iniciativa também poderá economizar recursos de estados e municípios, ao oferecer a estrutura da prova gratuitamente.
O Orçamento já está garantido para a realização do Enem dos professores, afirmou o secretário executivo, que também comentou que a quantidade de bolsas para o programa Pé-de-Meia dependerá dos recursos disponíveis.
Foto: José Cruz/Agência Brasil