DestaquesEconomia

Energia elétrica fica mais cara com bandeira amarela em maio

O consumidor brasileiro vai pagar mais pela energia elétrica em maio. Isso por que a bandeira tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para mês será amarela, com custo adicional de R$ 1 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. De acordo com as informações divulgadas pela agência, embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média histórica, “o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico e motiva o acionamento da bandeira amarela”.

“Diante da perspectiva de que as afluências aos principais reservatórios fiquem perto da média, o preço esperado para a energia (PLD) deve permanecer próximo ao registrado nos últimos meses”, informou a Aneel.

Para evitar aumento significativo nas contas, a Aneel presta algumas orientações para que os consumidores economizem energia. Entre essas orientações estão relacionados ao racionamento em ralação a equipamentos que mais consomem energia, como chuveiros elétricos, por exemplo, em que a dica é que o consumidor tome banhos mais curtos. Além disso a diminuição no uso do ar-condicionado e a manutenção do filtro do aparelho.

A porta da geladeira deve ficar aberta apenas o tempo que for necessário e que nunca se coloque alimentos quentes em seu interior. Outra dica é juntar roupas para serem passadas de uma só vez e que não se deixe o ferro de passar ligado por muito tempo.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

error: Conteúdo Protegido !!