Entenda como Erasmo Carlos Bonfim foi preso após matar seu ex-compadre e tentar matar sua ex-esposa
Após uma busca intensa, Erasmo Carlos Bonfim, de 38 anos, suspeito de ser o responsável pela morte de seu compadre e pela tentativa de homicídio contra sua ex-companheira, foi capturado pela Polícia Militar do Paraná nesta segunda-feira (25), em São José dos Pinhais. Ele estava em fuga no Fiat Uno utilizado para escapar após a série de crimes cometidos nas últimas 24 horas.
O caso recebeu cobertura exclusiva do Mesorregional ainda na madrugada e ganhou grande repercussão em Blumenau e região, começando com o assassinato de Eziquiel Bueno da Silva, de 39 anos, em uma lanchonete no bairro Salto do Norte, onde Erasmo, em um momento de descontrole, atirou contra seu compadre durante uma discussão. Em seguida, ele atacou a sua ex-companheira Elaine Reis Bonfim, de 41 anos, em um crime de feminicídio no qual ela foi baleada com pelo menos quatro disparos, ficando em estado gravíssimo. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu, em conjunto com a Polícia Civil, realizar buscas para localizar o suspeito.
A investigação indicou ainda que, Erasmo pode ser o autor de uma tentativa de homicídio no Alto Vale do Itajaí, por pode ser ele quem atirou contra um motorista na BR-470, em Laurentino, após um desentendimento no trânsito com o condutor de um Chevrolet Astra. Esse incidente, se confirmado, pode somar mais uma acusação à extensa lista de crimes de Erasmo, incluindo tentativa de homicídio. As características do veículo conduzido pelo atirar batem com o Fiat Uno de Erasmo.
A Polícia Militar do Paraná conseguiu localizar Erasmo após a fuga com o veículo utilizado no crime, já que houve troca de informações com as polícias de Santa Catarina. Durante a abordagem, foram encontrados com ele a arma de fogo usada nos crimes, além de diversas munições. O suspeito foi preso e está agora à disposição da Justiça, aguardando os desdobramentos legais. Ele deverá responder por homicídio, tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio, e outros possíveis delitos.
A mulher atingida pelos disparos, Elaine, havia solicitado uma medida protetiva contra Erasmo devido ao histórico de abusos, mas havia retirado a solicitação. A fatalidade, infelizmente, aconteceu poucos dias depois dessa retirada, evidenciando as dificuldades que muitas mulheres enfrentam ao buscar proteção contra a violência doméstica. Ela segue internada em estado grave no Hospital Santo Antônio.